sábado, janeiro 29, 2011

Vamos Conhecer o Grande Dragão


Aproveite a apresentação que seleccionei para hoje e fique a conhecer um pouco melhor a China, ou o Grande Dragão.

sexta-feira, janeiro 28, 2011

My Sweet Lord

Não perca esta interpretacão da cancão My Sweet Lord de George Harrison, realizada por um grupo de excelentes músicos, todos amigos de George.
Este concerto foi realizado em sua homenagem, dois anos após a sua morte.
Na guitarra acústica está Eric Clapton, na guitarra elétrica o filho de George Harrison, ao piano Paul McCartney, na primera bateria Ringo Star, na segunda bateria Phill Collins, na segunda guitarra elétrica Tom Petty, no órgão e interpretando a primeira voz o incrível Billy Preston. É de referir que Billy Preston chegou a ser conhecido como o quinto Beatle. Foi ele que sempre tocou o piano e o órgão em todas as gravacões dos Beatles.
Entre as vocalistas do coro está Linda Eastman ex- esposa de Paul McCartney.
Também estiveram presentes neste concerto, Bob Dylan, Ravi Shankar, Jethro Tull e um número enorme de amigos e colegas dos Beatles, assim como todo o grupo "The Cream" de Eric Clapton. Estão todos um pouco mais gordos e envelhecidos, mas encarnaram o melhor e mais representativo dos anos 70.

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Quem somos

Quem somos, senão o que imperfeitamente
sabemos de um passado de vultos
mal recortados na neblina opaca,
imprecisos rostos mentidos nas páginas
antigas de tomos cujas palavras

não são, de certo, as proferidas,
ou reproduzem sequer actos e gestos
cometidos. Ergue-se a lâmina:
metal e terra conhecem o sangue
em fronteiras e destinos pouco

a pouco corrigidos na memória
indecifrável das areias.
A lápide, que nomeia, não descreve
e a história que o historia,
eco vário e distorcido, é já

diversa e a si própria se entretece
na mortalha de conjecturados perfis.
Amanhã seremos outros. Por ora
nada somos senão o imperfeito
limbo da legenda que seremos.
Rui Knopfli, in "O Corpo de Atena"

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Lugares Perigosos

Hoje é difícil encontrar algum lugar na Terra que não esteja afetado pela poluição causada pelo homem. Infelizmente, às vezes, é preciso as coisas ficarem muito feias para que as pessoas tomem medidas para manter o planeta limpo.
Alguns dos lugares mais poluídos do mundo situam-se em países relativamente próximos de nós: Rússia, Ucrânia, Azerbeijão e Quirguistão (antigas repúblicas da U.R.S.S.). Mas, existem também lugares perigosos em países mais distantes (China, Perú, México, Zâmbia, Índia, Brasil, Argentina, etc.
Os dez lugares mais poluídos, que ficam em sete países, podem prejudicar a saúde de 12 milhões de pessoas, provocando asma, outras doenças respiratórias, problemas dermatológicos, cancro, defeitos congênitos e até a morte prematura.
A Rússia, a China e a Índia contêm a maioria das áreas onde a poluição tóxica e as pessoas convivem, com estes efeitos devastadores. A poluição é causada por lixo industrial, por esgotos que despejam os seus efluentes para rios e ribeiros, por lixeiras clandestinas, por gases lançados para atmosfera sem qualquer controle, etc.
Provavelmente projetos simples de engenharia poderiam tornar muitos destes lugares seguros para a saúde, mas frequentemente faltam a vontade política, o dinheiro e a capacidade técnica.
A ex-União Soviética responde por dez locais da lista dos 30 mais poluídos enquanto a China responde por seis. A lista anual costuma ser compilada com a ajuda de especialistas da Universidade de Harvard, da Universidade Johns Hopkins, do Hunter College em Nova York, do ITT, da Índia, da Universidade de Idaho, do Hospital Mount Sinai em Nova York, entre outros.
Proponho-lhe que veja a apresentação que escolhi para hoje para que veja como a poluição no mundo está a tomar proporções gigantescas e catastróficas. Verá que dá que pensar!

terça-feira, janeiro 25, 2011

Inundações na Austrália

O Ano Novo não começou bem na Austrália. Dias de chuva torrencial atingiram várias partes deste país, nomeadamente, o centro e o sul do estado de Queensland. Foram afectadas centenas de milhares de pessoas localizadas numa área do tamanho da França e da Alemanha juntas. Casas e negócios inundados, cortes de estradas e a evacuação forçada da totalidade da população de algumas cidades tem sido uma realidade.
As autoridades australianas, não têm tido mãos a medir, por isso, têm-se afadigado a evacuar comunidades, a distribuir alimentos e água ou a acudir aos pedidos de socorro.
Deixo-lhe aqui uma apresentação, que reune algumas fotos sobre as inundações na Austrália e que é uma pequena amostra dos seus efeitos em residentes e animais.

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Dispuestos en Cruz

"Dispuestos en cruz" é um poema de José Saramago que foi musicado por Luis Pastor.
Luis Pastor nasceu em Berzocana (Cáceres), em 9 de Junho de 1952. E um cantautor espanhol, com uma vasta obra discográfica, contanto com perto de duas dezenas de discos editados, bem como diversas colaborações. Compôs uma versão da música "Coro da Primavera" de Zeca Afonso, e tem contado com a colaboração nos seus álbuns de artistas portugueses como Fausto, entre outros.


domingo, janeiro 23, 2011

Um Assalto Orquestrado

O Olsen Gang é um "bando de criminosos" dinamarquês criado para o conjunto de filmes com o mesmo nome. O chefe do "gang" é o génio do crime, Egon Olsen. Os outros membros do bando chamam-se Benny and Kjeld. Estes bandidos são inofensivos e nunca usam a violência.
É interessante referir também que, os restantes países escandinavos (Suécia e Noruega) produziram as suas próprias versões destes filmes, que na Noruega atingiram um total de 14 (realizados entre 1968 e 1999).
Veja agora algumas cenas de um dos filmes dinamarqueses "The Olsen Gang Sees Red" realizado por Erik Balling. Aproveitando a Abertura de Elverhøj de Friedrich Kuhlau o bando assalta a ópera. A sincronicidade dos actos dos "criminosos" com a música de Kuhlau é fabulosa. Ora Veja!