quinta-feira, dezembro 01, 2011

"Portugal a Pé" - haverá melhor forma de aprender um país?

Mais de mil quilómetros percorridos, centenas de conversas, milhares de fotografias ... Um país contado em livro, por quem o quis ver e sentir de perto, devagar, a pé!



«Se toda a gente anda a viajar e a escrever sobre todos os cantos do mundo, pensei então, porque não revisitar o interior do meu país a pé e escrever sobre o que vou encontrando pelo caminho?» Esta pergunta do jornalista Nuno Ferreira mereceu a resposta que agora é apresentada em livro: o Portugal a Pé - 500 páginas (cem dedicadas exclusivamente a fotografias)




Em Fevereiro de 2008, o jornalista munido de mapa, mochila e vontade de redescobrir o país partiu de Sagres. Depois, ao longo de dois anos, com alguns percalços e interrupções pelo meio, Nuno Ferreira caminhou o país todo. Uma viagem essencialmente pelo interior do país, esquecido, «muitas vezes entregue a si próprio, a lutar desesperadamente contra a desertificação», diz, acrescentando, trata-se de «um país de sobreviventes que não estão dependentes do próximo discurso à nação do político»

O Portugal a Pé é passagem por terras e rostos, é descoberta de vidas, é narração de histórias de sobrevivência, é pincelada humana num território cada vez mais desertificado e envelhecido

Mas, nos tempos que correm, é também alerta e acusação a quantos, em nome de um ilusório «progresso» (que deu no que deu), não hesitaram em comerciar o país rural, a agricultura, as formas de subsistência e de sociabilidade locais, por um punhado de euros que se esfumaram… como costuma acontecer ao ouro e às especiaria na História de Portugal.

Sobre o livro diz Rui Dias José, um outro jornalista, responsável pela sua edição:
Estou certo que muitos, como eu, irão querer de uma penada percorrer aquelas páginas, encurtando distâncias para realidades que quase ignoramos, apesar de sabermos tudo acerca do que se passa no outro lado do mar, de discutirmos modismos e "saisons" de qualquer capital europeia ou de nos convencermos que o mundo e a vida cabem num ecrã e numas teclas de computador à mesa de uma qualquer rede social.

O Portugal a Pé já anda pelas livrarias. Para que o percorram e saboreiem.

4 comentários:

Velu disse...

Gostaria de saber se encontro o livro para comprar no Brasil? Acabo de voltar de minha primeira viagem à Portugal, completamente apaixonada por cada canto que conheci, e dentro de mim a certeza de que foi a primeira de muitas pois desejo conhecer o país em cada cantinho peculiar que possui.
Grata.
Veluciata Taveira

São Coelho disse...

Ao que sei, decorrem negociações para encontrar uma empresa distribuidora que queira assegurar a distribuição no Brasi.
Entretanto fui informada que o livro irá também ser posto a venda através da internet neste site: http://www.rdj.pt/portugalape/

NUNO FERREIRA disse...

Olá
Muito obrigado pelo interesse e pela publicação no blog. O livro já está à venda no site da FNAC em Portugal. Vai estar à venda na página online do livro mais tarde.
Abraço e obrigado

Anónimo disse...

Olá pessoal,
Mesmo muito defasada no tempo, só agora conheci o livro e consegui compra-lo sem nenhum problema. A compra foi numa rede de supermercado com vendas on-line (EXTRA). A entrega levou somente dois dias, muito rápido.
Fiquei triplamente feliz:encontrei o "Portugal a pé"; livros à venda em supermercado (acabando com o mito de que brasileiro, em geral, não lêem); e, entrega rapidíssima!
Abraços.
Ana Belo