quarta-feira, dezembro 21, 2011

Duas Luas

Mísia é uma fadista portuguesa, nascida no Porto em 1955. Apesar de cantar sobretudo fado o seu repertório é vasto, cantando em francês, castelhano, catalão, inglês e até mesmo japonês.
Mísia tem cantado também, os mais importantes nomes da literatura portuguesa: Lídia Jorge, Mário Cláudio, Eduardo Prado Coelho, Vasco Graça Moura, Agustina e Saramago.
Os discos têm-se sucedido: "Mísia" (1991), "Fado" (1993), "Tanto menos, tanto mais", a meio da década de noventa,e ainda "Garras dos Sentidos" (1998). Maria João Pires acompanha-a no disco, "Paixões Diagonais". A partir de 2000 grava "Ritual" (em 2001) e "Canto" em 2003.
Mistura o tango,o bolero e o fado num "Drama Box" (gravado em 2005) que também é cheio de cumplicidades artísticas: Fanny Ardant, Miranda Richardson, Ute Lemper, Carmen Maura, Maria de Medeiros e Sophia Calle. Em 2009 edita "Ruas".
Ouça, agora a Mísia em "Duas Luas", que é um fado com letra de João Monge e José Magala e reza assim:
Eu vivo com duas luas
Delas me fiz companhia
Andam cruzadas as duas
E nenhuma me alumia
Atrás da minha janela
Nos lençóis onde me deito
Há uma lua que vela
Escondida no meu peito
A outra dizem que é tua
Nasceu no teu coração
É por isso que esta lua
Só brilha na tua mão
Até quando te insinuas
Quando me chamas baixinho
Eu vivo com duas luas
Cruzadas no meu caminho.

Sem comentários: