domingo, dezembro 18, 2011

Adeus Cesária...

A diva da música de Cabo Verde deixou-nos ontem. Cesária Évora tinha regressado a S. Vicente, sua ilha natal, a 22 de Outubro após ter posto fim à carreira musical (em Setembro) devido a problemas de saúde.
Cesária Évora, nasceu há 70 anos na cidade do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de S. Vicente, no seio de uma família de músicos.
Cesária Évora (1941 - 17 de Dezembro de 2011), era também conhecida como «a diva dos pés descalços». Transformou-se na cantora de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular cabo-verdiana. Apesar de ser muito bem sucedida em diversos outros géneros musicais, Cesária Évora ficou ligada à morna, tendo por vezes o apelido "rainha da morna".
Aos 16 anos, Cesária começou a cantar em bares e hotéis. Após a independência de Cabo Verde, afastou-se dos palcos e teve de lutar contra o alccolismo.
Encorajada por Bana (cantor e empresário cabo-verdiano radicado em Portugal), Cesária Évora voltou a cantar, actuando em Portugal. Mais tarde, José da Silva persuadiu-a a ir para Paris e lá acabou por gravar um novo álbum em 1988 "La diva aux pied nus". Este álbum foi aclamado pela crítica, levando-a a iniciar a gravação do álbum "Miss Perfumado" em 1992. Cesária tornou-se, assim, numa estrela internacional aos 47 anos de idade.
Em 2004 conquistou um Grammy pelo melhor álbum de world music contemporânea. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, distinguiu-a, em 2009, com a medalha da Legião de Honra.
Adeus Cesária... vamos ter "Sodade".

Sem comentários: