terça-feira, novembro 01, 2011

Um "Pão Por Deus"

A Igreja Católica celebra a Festum Omnium Sanctorum
a 1 de novembro (a festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não) a que se segue o dia dos fiéis defuntos, a 2 de novembro.
Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o pão por Deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão por Deus cantam e recitam versos após o que recebem como oferendas: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos (nozes, amêndoas ou castanhas) que colocam dentro de sacos de pano. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o San
toro
. Em algumas povoações chama-se a este dia o "Dia dos Bolinhos".
Pensa-se que esta tradição teve origem em 1756, na cidade de Lisboa (1 ano depois do grande terramoto que destruiu a cidade). A 1 de novembro de 1755 ocorreu o terramoto que afectou Lisboa, no qual morreram milhares de pessoas. A população da cidade, que era na su
a maioria pobre, mais pobre ficou, após tal catástrofe.
Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de novembro), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do sismo, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de minorar a situação difícil em que se encontrava. As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dado grassar a fome pela cidade. E, ao fazê-lo as pessoas pediam: "Pão por Deus".

Esta tradição perpetuou-se no tempo, sendo sempre comemorada neste dia e tendo-se propagado gradualmente a todo o país. Atravessou, depois, o oceano chegou aos Açores, e à Madeira e viajou até o Brasil.
Na cidade de Lisboa o Pão por Deus é, contudo, uma tradição em vias de extinção. Só esporadicamente e em alguns bairros é que as crianças andam a fazer este peditório.
Até a comunicação social, contribui para o empobrecimento da nossa memória coletiva e o desaparecimento de algumas destas tradições. Neste dia, as estações de TV, a Rádio e os jornais, falam mais no Halloween, do que no "Pão por Deus".
Para que não esqueça o " Pão por Deus", aprecie agora os versos de uma das cantilenas usadas para o pedir:

“Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.”

Ou então:
“Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Qu’estão mortos, enterrados
À porta daquela cruz

Truz! Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro

Assentada num banquinho
Faz favor de s’alevantar

P´ra vir dar um tostãozinho.”

Quando os donos da casa dão alguma coisa:
“Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho.”

Quando os donos da casa não dão nada:
“Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto.”

1 comentário:

MRegina disse...

Adorei conhecer um pouco a cultura e os costumes de Portugal através do site. Parabéns! Não conhecia este costume do Dia de Todos os Santos.
Cheguei aqui através do Facebook, de um post do Descobrir Portugal, que assino.
Voltarei para ler e aprender mais com vocês.
Sucesso! E obrigada!