sexta-feira, outubro 28, 2011

Fotos com história(s)

A fotografia é uma técnica de criação de imagens, por meio de uma exposição luminosa, que se fixam depois numa superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo para o qual contribuiram muitas pessoas, que trabalharam juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos.
O daguerreótipo é um também um processo fotográfico, mas, feito sem uma imagem negativa. Foi criado pelo francês Louis Daguerre em 1837 e anunciada em 1839.
Embora os princípios fundamentais da fotografia se tenham estabelecido há décadas e, desde a introdução do rolo (filme) colorido, quase não tenham sofrido mudanças, os avanços tecnológicos têm possibilitado melhorias quer na qualidade das imagens produzidas, quer na agilização das etapas do processo de produção, quer na redução de custos, o que popularizou o uso da fotografia.
Atualmente, a introdução da tecnologia digital modificou, drasticamente, o mundo da fotografia.
De uma forma ou de outra, esta tecnologia permitiu a fixação para a posteridade, de acontecimentos ou factos que fizeram história. Deixo-lhe aqui uma belíssima apresentação com 45 fotografias que contam algumas das histórias da história. Ora veja!

Sem comentários: