segunda-feira, outubro 31, 2011

dou.pt


O dou.pt é um portal que entrará em funcionamento hoje dia 31 de Outubro, Dia Mundial da Poupança. O projecto dou.pt será apresentado, oficialmente, na Gulbenkian no dia 3 de Novembro.
O site http://dou.pt ajuda-o a desfazer-se daquilo de que já não precisa porque é um Portal de Doações e pretende revolucionar a forma como os bens circulam em sociedade. Esta plataforma online destina-se a unir quem já não quer a quem ainda precisa. O conceito é muito simples. Na própria definição dos criadores do projecto, a lógica é esta: o dou.pt é uma "plataforma nacional para a reutilização de bens, que faz a ponte entre quem se quer desfazer de um bem e quem o pretende receber".
Este projecto é a criação de "um grupo de amigos, todos entre os 25 e 35 anos, que trabalham no mesmo, em regime de voluntariado, ou seja como hobby".
A quem poderá interessar o dou.pt? Virtualmente a qualquer pessoa, que irá doar ou receber. Imagine que tem um mono lá em casa - um frigorífico ou uma máquina de lavar, por exemplo - e que se vai mudar para uma casa nova que já tem tudo isso. Talvez seja difícil vender esse mono, porque já lhe deu muitos anos de uso, mas será certamente fácil encontrar alguém que precise mesmo desse eletrodoméstico e que ainda lhe possa dar mais uns anos de vida. Imagine que, por outro lado, quer comprar uma mesa e quatro cadeiras e que não tem dinheiro para isso. Basta ir ao dou.pt e poderá encontrar alguém que se queira desfazer de semelhante conjunto. É o equivalente online, do antigo método de pôr as mobílias velhas à porta de casa, à disposição dos transeuntes.
No dou.pt, todos os artigos vão estar georeferenciados e organizados por categorias o que permitirá uma grande facilidade de consulta. O projecto prevê ainda que todos os objectos que não encontrem novos donos, possam ser reciclados de forma sustentável.

Sem comentários: