quarta-feira, outubro 05, 2011

Dois Poetas da República

Guerra Junqueiro e Antero de Quental foram dois dos poetas que representam a poesia com orientação política republicana.
Antero Quental (Ponta Delgada, 1842 — 1891) foi um escritor e poeta de Portugal que teve um papel importante no movimento da Geração de 70.
Guerra Junqueiro (Freixo de Espada à Cinta,1850 — Lisboa, 1923) foi bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra, alto funcionário administrativo, político, deputado, jornalista, escritor e poeta. Foi o poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada "Escola Nova". Poeta panfletário, a sua poesia ajudou criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República (em 5 de outubro de 1910).“ O fim duma nação é derramar justiça, divulgar virtude, criar formosura,
produzir ciência
." ( Discurso de Guerra Junqueiro)O que há de mais baixo no homem, a imbecilidade, a cobiça – gula de porco, veneno de réptil, cinismo de macaco, rancor de fera – eis o governo da nação, eis o guia do povo, eis a norma da pátria”. (Ibid.)
Quem sobre a terra portuguesa defender a justiça, pugnar pelo direito ou batalhar pela verdade, granjeia em premeia a calúnia, o cárcere, o desterro, a miséria e a morte”. (Ibid.)
Foram poucos mas marcaram uma época. Estes poetas pretendiam através dos seus versos lutar por uma causa e ajudar uma mudança político-social que vinha florescendo em Portugal. É um erro, contudo, pensar que todos os poetas que viveram o acontecimento lutaram por ele nos seus escritos.
O projecto de leitura de poesia em língua portuguesa “Jograis do Atlântico”, formado por Francisco Félix Machado e Edite Gil preparou, no âmbito do centenário da Primeira República, uma selecção de textos que divulgou durante aquelas comemorações . Aqui lhes deixo dois vídeos alusivos a este facto e a estes poetas.


Sem comentários: