sexta-feira, setembro 30, 2011

Lavapiés

Sugiro-lhe um pequeno passeio por um dos bairros madrilenos. Aqui vai uma pequena e elementar radiografia sobre Lavapiés.
"Lavapiés" é o nome de uma praça do centro de Madrid (Espanha). É também o nome de uma rua e de uma estação de metro, além disso, é a zona mais popular do bairro de "Embajadores" (distrito Centro). Este bairro é, no entanto, mais conhecido pelo nome de Lavapiés, ou Embajadores-Lavapiés.
Na sua origem Lavapiés era a judiaria do bairro judeu de Madrid. A actual Igreja de San Lorenzo ocupa um solar que foi a sinagoga do bairro judeu. Esta comunicava com a praça de Lavapiés através da rua que hoje se chama Rua da Fé, e que então era a rua da Sinagoga.
Muitas familias judias viveram no bairro Lavapiés até à sua expulsão em 1492. Só alguns judeus notáveis (ex: médicos) estavam autorizados a viver fora do bairro.
Parece que o nome Lavapiés se deve à existência de uma fonte na praça. Aí fazia-se a lavagem ritual dos pés antes dos judeus se dirigirem ao templo.
Já agora, a denominação de "Manolo" e "Manola" que se dá aos castiços madrilenos, tem origem em Lavapiés. Diz-se que tem a ver com a profusão do nome Manuel, com que se batizavam muitos judeus para escapar à
expulsão em 1492.
No final dos anos 80, Lavapiés era um bairro habitado por gente mais velha que vivia em casas velhas e de pequenas dimensões. A abundância de casas abandonadas e de habitações de renda barata atraiu nos anos 80 e 90, muitos jovens com poucos recursos, entre eles numerosos "okupas". Lavapiés foi, provavelmente, a zona de Madrid com maior densidade de casas ocupadas e aí tiveram lugar as primeiras experiências de "okupação" da capital espanhola.
Hoje em dia ainda existem um certo número de centros sociais "okupados" e é também o bairro com maior quantidade de as
sociações culturais e relações de vizinhança de Madrid.
Mais recentemente e pelas mesmas razões, foram atraídos para este bairro centenas de imigrantes. Calcula-se que cerca de 50% da população de Lavapiés é de origem estrangeira. Devido a esta multiculturalidade, eventos como o Ano Novo chinês ou o Ramadão têm ali quase a mesma expressão que o Natal espanhol. De qualquer modo, os habitantes de Lavapiés não gostam de pronunciar a palavra "multiculturalidade" porque isso soa-lhes a parque temático. Para eles o seu bairro é o seu bairro, ou seja um organismo vivo. Não o trocam por nada do mundo, porque Lavapiés é, para eles, um estado mental.

Sem comentários: