quarta-feira, julho 13, 2011

Um Sistema de Saúde Universal

Hoje proponho-lhe que veja um pequeno vídeo com o título "Um Sistema de Saúde Universal". Actualmente vivemos tempos de mudança e de crise. Verificamos que alguns direitos e valores são postos em causa. Convém, pois, reflectirmos todos sobre alguns destes assuntos.
Michael Moore é o polémico cineasta americano, autor do filme anti-Bush Fahrenheit -11de Setembro, que fez em 2007 um filme, dedicado ao sistema de saúde americano.
Os Estados Unidos é o único país industrializado e rico que não tem sistema universal de saúde. A maior parte das pessoas tem seguro-saúde, na maioria dos casos (60%) pago pelo empregador. Há programas governamentais de ajuda a pobres, idosos, crianças. E cerca de 50 milhões de americanos não têm qualquer cobertura de assistência médica”- Michael Moore."Assim como os outros filmes, não o discutimos enquanto o fazemos. Se nos perguntam, dizemos que Sicko é uma comédia sobre as 45 milhões de pessoas sem sistema de saúde no país mais rico do mundo", referiu Michael Moore numa entrevista.
Este filme de Michael Moore ("Sycho") descreve o falhanço do sistema
de saúde dos EUA ("a última nação industrializada sem um sistema universal de saúde", e onde a Saúde é essencialmente um negócio entregue às grandes indústrias) e termina com Moore a levar para Cuba 911 trabalhadores de equipas de salvamento do 11 de Setembro, cujos cuidados médicos lhes foram negados nos EUA. Os Estados Unidos têm uma população de 301 milhões de habitantes e 47 milhões não têm plano de saúde, o que acarreta cerca de 18 mil mortes por ano. Até o transporte de ambulância para o hospital é cobrado aos pacientes, ainda que se trate de remoção por acidente grave.
Para comparar os sistemas de saúde, Moore visitou o Canadá, a França e a Inglaterra, países com sistemas de saúde gratuitos e universais.

Sem comentários: