quinta-feira, julho 07, 2011

Rumo a Yakutsk

A estrada federal para Yakutsk na Sibéria (Rússia) é considerada uma das 10 estradas mais perigosas do mundo. O intenso frio, as geadas e as enormes tempestades fazem com que, literalmente, o inverno arrase com as estradas da Sibéria. A maior evidência deste fenómeno é a estrada federal para Yakutsk. Esta rodovia é a única hipótese de acesso à região e, se uma tempestade ou nevão ocorrem, centenas de veículos ficam presos no barro. Sair desta situação pode levar mais de uma semana e, às vezes, as autoridades de Yakutsk têm que pedir ajuda ao Governo central, para mobilizar o exército e enviar comida ao local, de maneira a evitarem uma tragédia.
Se não acredita, convém recordar que Yakutsk é a cidade mais fria do mundo. A temperatura média anual desta cidade é de -21ºc. Yakutsk localiza-se no Nordeste da Rússia e fica a mais de 6.000 Km de distância de Moscovo.
Por ser uma das regiões mais geladas da Sibéria, Yakutsk serviu como "prisão/asilo" para condenados politícos na época da Revolução Russa, em 1917. Em Yakutsk, temperaturas de -50ºC são "normais" tal como pode ver na apresentação e no vídeo que lhe proponho que veja, hoje.
Embora Yakutsk detenha o título de cidade mais fria da Terra, Oimyakon detém o recorde do lugar habitado, mais frio da Terra. Nesta pequena aldeia, as temperaturas já atingiram os - 71,2º C.


Sem comentários: