sexta-feira, julho 22, 2011

O mistral e outros ventos

A propósito da ventania forte que tem assolado algumas regiões do país e em particular a região de Lisboa, lembrei-me hoje de falar de ventos.
O vento, de uma forma simplista, é o ar em movimento e pode ser de vários tipos. Assim, temos os ventos constantes (regulares ou planetários) como os alísios e os contra-alísios, os ventos de oeste e os ventos de leste. Há ainda os ventos periódicos, como por exemplo, as monções, as brisas (da terra e do mar), os furacões (ou tufões) e os tornados.
Mas, vou falar com mais pormenor dos ventos locais porque são menos conhecidos.
O Mistral é um vento catabático (que significa "descendo colinas"). É também conhecido com o nome de "drainage wind". O mistral caracteriza-se por ser um vento seco e frio (por isso é, por vezes, chamado de "vento de Outono") do quadrante norte, que sopra no sul da França. Faz-se sentir entre esta região, as Baleares, a Sardenha e a Córsega.
O Bora é um vento frio e seco que sopra no sentido Norte - nordeste, no litoral da ex - Jugoslávia.
O Simum: Vento quente e seco que sopra no Saara, no sentido Sul - Norte.
O Foehn é um vento quente, seco e violento que sopra nas regiões alpinas. Quando o ar encontra uma montanha, em determinadas condições é forçado a subi-la. Ao subir, expande e arrefece, levando muitas vezes à condensação da humidade e à formação de nuvens. Algumas vezes as nuvens podem gerar precipitação. Quando o ar volta a descer, é mais quente e mais seco do que quando iniciou a subida da montanha. Este fenómeno é muito comum em certos locais com ventos dominantes de uma determinada direcção, por exemplo nos Alpes (de onde provém o nome), na Serra de Sintra, na Madeira, em Tenerife... Nesta ilha o vento predominante de Norte faz com que a parte norte da ilha seja verdejante e cheia de vida, enquanto a parte sul faz lembrar uma paisagem desértica, em certos locais quase marciana.
O Chinook: Sopra nas montanhas Rochosas.
O Pampeiro é um vento que sopra nos pampas argentinos e no Rio Grande do Sul, Brasil, (onde se denomina Minuano). É característico do hemisfério Sul.
O Harmatã: Sopra do deserto do Saara para a África Ocidental. É um vento quente e seco.
O Siroco é um vento que sopra do deserto do Saara para o sul da Europa (afectando muitas vezes a ilha de Malta). É um vento seco e quente.

Sem comentários: