sábado, julho 09, 2011

Me Dê Motivo

Do último e emocionante show do cantor brasileiro, Tim Maia, veja o seu sucesso "Me dê Motivo".
Tim ou Tião Maia foi um cantor, compositor, guitarrista, baterista, multi-instrumentista, e um dos pioneiros na introdução do estilo soul na MPB . Foi, também, um dos maiores ícones da música no Brasil.
Sebastião Maia (popularmente conhecido como Tim Maia) nasceu no Rio de Janeiro, em 1942. Foi o penúltimo de 19 irmãos. Aos oito anos já compunha as suas primeiras músicas e aos 14 anos, formou o primeiro conjunto musical, Os Tijucanos do Ritmo. Aí tocava bateria. Em 1957 formou o conjunto Os Sputniks, que tinha também como integrantes Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Em 1959, ainda antes de completar 17 anos e devido à morte do pai, foi para os EUA, onde fez cursos de inglês e iniciou a sua carreira de vocalista, num conjunto chamado The Ideals. Permaneceu nos EUA até 1963, quando foi preso por ser portador de maconha. Foi depois deportado para o Brasil.
O seu primeiro trabalho a solo foi editado em 1968. Este incluía as músicas "Meu País" e "Sentimento". A carreira no Brasil fortaleceu-se a partir de 1969, quando gravou um compacto simples com "These are the Songs" e "What You Want to Bet". Em 1970 gravou o primeiro LP, Tim Maia, que permaneceu em primeiro lugar no Rio de Janeiro por 24 semanas. Os principais sucessos desse disco foram Coronel Antônio Bento, Primavera e Azul da Cor do Mar. Nos três anos seguintes, lançou os discos Tim Maia volume II (onde se destacou Não quero dinheiro -Só quero amar), Tim Maia volume III e Tim Maia volume IV (com Gostava tanto de você e Réu confesso).
Em 1978 gravou um dos seus maiores sucessos, "Sossego".
Lançou em 1983 o LP Descobridor dos Sete Mares, com destaque para a música-título e "Me dê motivo" (de Sullivan e Massadas). Outro disco importante da década de 1980 foi Tim Maia (1986), que trazia a música "Do Leme ao Pontal".
Lançou em 1990: "Tim Maia interpreta clássicos da bossa nova". Em 1993, dois acontecimentos animaram de novo a sua carreira: a citação feita por Jorge Ben Jor na música W/Brasil e uma regravação que fez de "Como uma onda" (Lulu Santos e Nelson Mota) para um anúncio de televisão. Assim, aumentou muito a sua produtividade nessa década, gravando mais de um disco por ano. O seu repertório apresentava uma grande versatilidade pois passou a abranger bossa nova, canções românticas, funks e souls. Também viu muitas das suas músicas regravadas por artistas jovens como os Paralamas do Sucesso, Marisa Monte e Skank.
Em 1997 lançou mais três CDs, perfazendo 32 discos em 28 anos de carreira.
Na década de 90 diversos problemas assolaram a vida do cantor: quer problemas profissionais quer ainda de saúde. A sua saúde era precária, devido ao uso constante de drogas ilícitas e ao agravamento da obesidade.
Durante a gravação de um show para a TV sentiu-se mal, vindo a falecer em 15 de Março de 1998 em Niterói, após internamento hospitalar devido a uma infecção generalizada.

Sem comentários: