segunda-feira, julho 18, 2011

As Jóias Negras do Império

Aqui fica mais uma sugestão para um passeio cultural por Lisboa. Desta feita ao Centro Cultural de Belém. Esta instituição foi concebida, originalmente, para acolher a sede da presidência portuguesa da Comunidade Europeia e posteriormente para desenvolver actividade cultural.
Assim, não esqueça a minha proposta, no dia 22 de Julho, pelas 21:30, visite o CCB (Centro Cultural de Belém) e assista ao Ciclo de Cinema Ficheiros da Imigração, nomeadamente ao Documentário, JÓIAS NEGRAS DO IMPÉRIO", assinado pela jornalista Anabela Saint-Maurice (Portugal ⁄ RTP, Ano 1998, Duração 55').
Comemorando os cem anos da abolição oficial da escravatura, este documentário é um dos raros trabalhos realizados sobre a história dessa prática em Portugal, desde as caravelas que, em 1444, “descarregaram” os primeiros 235 escravos africanos em Lagos, no chamado Mercado dos Escravos.
Calcula-se que na Lisboa seiscentista já cá viviam quase dez mil escravos o que correspondia a cerca de dez por cento da população total.
O Centro Cultural de Belém (localiza-se em Lisboa, na praça do Império)
volta a apresentar os vários tentáculos da arte de 15 de julho a 14 de agosto. O programa do fes
tival Fora de Si 2011, oferece na sua 5ª edição, cinco semanas dedicadas ao cinema, ao teatro, à performance, ao workshop e à música. José António Fernandes Dias, comissário do ciclo de cinema Ficheiros da Imigração realça os onze filmes, nove dos quais são documentários, que serão transmitidos nos auditórios do Centro Cultural. Jóias Negras do Império, de Anabela Saint-Maurice, Cidade de Ouro, de Andrey Romashov e Lisboetas de Sérgio Tréfaut, são alguns dos filmes a ser exibidos e que deixam a sua marca no festival.


Sem comentários: