quinta-feira, junho 16, 2011

Uma fenda em África

A partir de 2005 e após uma sequência de alguns terramotos surgiu uma fenda na parte leste do continente africano. Esta fenda localizada na Etiópia tem cerca de 56 km de comprimento.
Uma equipe internacional de cientistas diz que a fenda na Etiópia, sofre um processo vulcânico praticamente igual ao que ocorre no fundo do mar e representa, provavelmente, a formação de um novo oceano. A fenda está a crescer a uma velocidade sem precedentes e é a maior já vista em séculos. Com cerca de 60 quilómetros pode chegar ao Mar Vermelho, separando a Etiópia e a Eritréia do resto do continente africano e dar origem a um novo oceano.
Este fenómeno que apareceu em África é o resultado do movimento normal das chamadas placas tectónicas.
O mundo em que vivemos é como uma grande bola de futebol, com a crosta (parte sólida da terra) dividida em placas, como as secções de couro que formam as bolas de futebol. Estas placas deslizam umas de encontro às outras, provocando terramotos e criando novas cadeias de montanhas. Quando duas placas se separam, os continentes podem fragmentar-se e nos seus intervalos podem surgir oceanos. Foi assim que nasceu o Oceano Atlântico, quando a América se separou da África, há 200 milhões de anos.
Outra região semelhante, mas muito mais perigosa, é o chamado Anel de Fogo do Pacífico, perto do sudeste asiático. Aí a crosta terrestre está a abrir-se no fundo do mar, o que provoca abalos submarinos capazes de gerar ondas gigantes, os tsunamis, como os que atingiram recentemente a Indonésia.
Não há nada que a humanidade possa fazer para deter estes processos de movimentação da crosta terrestre. As populações que moram nestas regiões, geologicamente ativas, podem apenas precaver-se, instalando bóias de alerta contra tsunamis e evitando morar perto de vulcões ou de fendas em atividade, como esta da África.
Estas manifestações geológicas fazem com que a geografia do planeta mude gradualmente ao longo das eras. Se um viajante do tempo chegar à Terra, daqui a 250 milhões de anos, vai ter que desenhar um novo mapa do mundo. Nesta altura, provavelmente, a Califórnia já se terá separado dos EUA, a Etiópia estará afastada do resto da África e é provável até que a América Central se tenha fragmentado, criando um braço de mar que irá unir o Atlântico e o Pacífico.
Aproveite para ver a apresentação que se segue que contém algumas imagens deste fenómeno.





Sem comentários: