domingo, junho 12, 2011

O Castelo dos Pirenéus

O Castelo nos Pirenéus é o mais recente livro de Jostein Gaarder autor (norueguês) de O Mundo de Sofia. Esta obra (que fez um enorme sucesso na época do seu lançamento) repleta de reflexões filosóficas diversas, já mostrava como era o seu autor: sensível e complexo.
"Durante cinco intensos anos da década de 1970, Steinn e Solrunn foram felizes. Depois, seguiram rumos diversos, por razões desconhecidas de ambos. No verão de 2007, depois de trinta anos distantes, encontram-se por acaso no terraço de um velho hotel de madeira, nas margens de um fiorde situado no oeste da Noruega.
Encontram-se, no mesmo hotel onde viveram um amor apaixonado. Mas esse mesmo hotel, que em tempos testemunhara a força do seu amor, esconde também o mistério que envolveu o seu fim.
Para entenderem como é que um relacionamento que prometia ser duradouro pode acabar subitamente, o ex-casal começa uma frenética troca de e-mails - a matéria e a forma deste novo romance filosófico de Jostein Gaarder, que desta vez conta uma história de amor para discutir o embate entre o racionalismo e a espiritualidade. Na linguagem destas missivas apressadas que inundam a nossa vida quotidiana, os dois esboçam visões de mundo antagónicas e explicações contraditórias para o fim do seu romance".
Se quizer ficar a saber mais é só ler o livro que lhe proponho: O Castelo dos Pirenéus. Um romance fascinante nos leva a reflectir sobre a natureza da fé, do acaso, do universo e de tudo o que nele existe.

Sem comentários: