quarta-feira, junho 15, 2011

Ábacos e Computadores

Proponho-lhe, hoje, que veja uma apresentação que mostra a evolução de algumas tecnologias que vão do ábaco ao computador.
O primeiro instrumento de cálculo utilizado pelo ser humano foi a mão. É tão eficaz que, em pequenas contas, ainda é muito usado, sobretudo pelos mais pequenos.
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo que teve origem, provavelmente, na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. Este instrumento pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar pelos dedos e emprega um processo de cálculo baseado no sistema decimal. O primeiro ábaco foi quase de certeza construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia; os números eram eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajudar nos cálculos. A China desempenhou um papel importante no desenvolvimento e utilização do ábaco.
A Régua de Cálculo é um instrumento mecânico analógico que permite a realização de cálculos por meio de guias graduadas deslizantes. A sua criação foi feita pelo padre inglês William Oughtred, em 1638, basendo-se na tábua de logaritmos que fôra criada por John Napier pouco antes, em 1614.
Mas, se quiser saber um pouco mais acerca deste assunto, não perca a apresentação que lhe proponho.

Sem comentários: