quarta-feira, maio 25, 2011

Vamos até França?

A França, oficialmente República Francesa localiza-se na Europa Ocidental e conta com várias ilhas e territórios ultramarinos noutros continentes. A França Metropolitana estende-se do Mediterrâneo ao Canal da Mancha (está ligada ao Reino Unido pelo Eurotúnel, que passa por baixo deste Canal) e Mar do Norte, e do Rio Reno ao Oceano Atlântico. É muitas vezes referida como L'Hexagone ("O Hexágono") devido à forma geométrica do seu território. A França é uma república semipresidencial unitária que tem os seus principais ideais expressos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
A França continental é limitada a partir do norte, pela Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália, Mónaco, Andorra e Espanha.
A França é o maior país da União Europeia em área e o terceiro maior da Europa, atrás da Rússia e da Ucrânia.
Durante muito tempo este país exerceu um papel de liderança e hegemonia na Europa (principalmente a partir da segunda metade do século XVII e boa parte do XVIII). Ao longo desses dois séculos, a França colonizou grande parte da América do Norte e, durante o século XIX e início do século XX, chegou a constituir o segundo maior império da história, o que incluía grande parte da América do Norte, África Central e Ocidental, Sudeste Asiático e muitas ilhas do Pacífico.
A França foi durante cerca de 500 anos uma grande potência, com forte influência económica, cultural, militar e política quer a nível europeu quer a nível global.
Hoje, juntamente com a Alemanha, é peça-chave nos assuntos europeus e no processo de integração da Europa, e, juntamente com os germânicos, possui um papel crucial na União Europeia.
É um país desenvolvido e possui a quinta maior economia do mundo sendo considerada a oitava maior economia tendo em conta o poder de compra. É o país mais visitado no mundo, pois recebe 82 milhões de turistas estrangeiros por ano. A França é um dos membros fundadores da União Europeia e é também membro fundador da Organização das Nações Unidas, além de ser membro da Francofonia, do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC e da União Latina. É um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e possui o terceiro maior número de armas nucleares do mundo e o maior número de fábricas nucleares do continente europeu.
Se não conhece este país aproveite a oportunidade e veja a aporesentação que seleccionei para hoje.

Sem comentários: