domingo, maio 08, 2011

O Pico

A ilha do Pico, é para mim, uma das mais belas ilhas do arquipélago dos Açores.
Mas, não sou só eu que pensa assim.
Raúl Brandão o afirmava de uma forma extraordinária: "Pico é a mais bela, a mais extraordinária ilha dos Açores, duma beleza que só a ele lhe pertence, duma cor admirável e com um estranho poder de atração. É mais do que uma ilha - é uma estátua erguida até ao céu e amolgada pelo fogo - é outro Adamastor como o do cabo das Tormentas."
Raúl Brandão, As ilhas desconhecidas.

A Ilha do Pico é a segunda maior ilha daquele arquipélago situado no Atlântico Norte. Dista 8,3 km da Ilha do Faial e 15 km da Ilha de São Jorge. Tem uma superfície de 447 km² e uma linha de costa com 151,84 km de comprimento. Conta com uma população residente de 14 806 habitantes (em 2001) e mede 42 km de comprimento por 20 km de largura.
O nome da ilha é devido a uma majestosa montanha vulcânica, a Montanha do Pico, que culmina num pico pronunciado, o Pico Pequeno ou Piquinho. Esta é mais alta montanha de Portugal e a terceira maior montanha que emerge do Atlântico, atingindo 2 351 metros acima do nível do mar.
Administrativamente, o Pico é constituído por três concelhos: Lajes do Pico e Madalena, ambos com seis freguesias, e São Roque do Pico, com cinco freguesias.
Dispõe, de um moderno aeroporto regional com ligações aéreas diretas com Lisboa, Terceira e Ponta Delgada. Dispõe de ligações marítimas diárias com a cidade da Horta e as vilas das Velas e da Calheta. Durante os meses de Verão usufrui de ligações marítimas com as restantes ilhas do arquipélago.
A paisagem das Vinhas do Pico obteve em 2004 a classificação de Património Mundial da UNESCO, como reconhecimento do seu carácter único. Estas vinhas são cultivadas em chão de lava (desde o século XV) e rodeadas por muros de pedra solta - chamados currais ou curraletas -que as protegem do vento marítimo, mas deixando entrar o sol necessário à sua maturação.
Aprecie agora a apresentação que selecionei para hoje e confira a beleza selvagem desta ilha, que é um verdadeiro paraíso! Não se esqueça também que recentemente, a National Geographic Traveler elegeu as ilhas dos Açores como um dos melhores destinos turísticos do mundo.

Sem comentários: