sábado, maio 28, 2011

Loanda, Escravas, Donas e Senhoras

No dia 24 de Maio ocorreu o lançamento da obra LOANDA, de Isabel Valadão. Esta historiadora com formação em museologia, estreia-se na ficção com “Loanda “, um romance histórico cuja acção decorre em plena Angola do século XVII. Esta é uma obra que mostra uma época histórica e as peculiaridades de um território e de uma cultura na perspectiva de duas mulheres com personalidades e visões distintas e cujo percurso marcou e permaneceu na memória de Luanda.
Se quizer saber um pouco mais sobre este livro, aqui fica uma pequena sinopse:
«No século XVII, duas mulheres deixaram o seu rasto na história de Luanda. À sua volta teria gravitado um sem-número de indivíduos, fidalgos, traficantes, degredados, escravos e libertos. Uns, foram personagens marcantes do seu tempo, outros, simplesmente anónimos no papel de figurantes, todos eles fazendo parte de um específico contexto historiográfico da colónia angolana. Se existiram realmente ou se foram, apenas, o retrato fugaz de uma época, não há certezas, embora tenham perdurado alguns vestígios de memórias escritas.»
Através do retrato de Maria Ortega e Anna de São Miguel, somos levados até Luanda do século XVII, de encontro ao percurso, queda e ascensão dos escravos e exilados do reino português. Cruzando a História num ritmo narrativo forte e surpreendente, Loanda é um retrato vivo, marcado pela força das mulheres que deixaram o seu rasto nesse território.

Sem comentários: