sábado, março 26, 2011

Vamos ao Teatro?

Amanhã é o Dia Mundial do Teatro. Para comemorar o Dia Mundial do Teatro, o Teatro Nacional de D. Maria II oferece dois espectáculos (com entrada livre).
Pelas 10:00 e também pelas 12:00 acontecem apresentações do espectáculo "A Visita".
Trata-se de um passeio ao interior do Teatro Nacional D. Maria II que dá a conhecer a história do teatro, a sua arquitectura, as suas especificidades técnicas e potencialidades artísticas, os bastidores, as lembranças de um tempo mais antigo e do tempo de agora, feito de memórias reais.
A visita é encenada, sendo os visitantes guiados por personagens históricas e ficcionadas que revelam lugares e aspectos do teatro desconhecidos do público.
Para as 16:00 está programada a apresentação do espectáculo "A Cacatua Verde". Esta é a sua última representação.
A ação da peça situa-se na noite de 13 para 14 de Julho de 1789 em Paris. Numa cave dos arredores de Paris, Prospère, um velho diretor de uma Companhia de Teatro, abriu uma taberna (A Cacatua Verde) onde a sua Companhia finge que não faz teatro, e cria a ilusão de uma verdadeira taberna de gente de mau porte (…). O processo complica-se quando, na noite da Revolução Francesa, a violência da realidade faz esquecer o processo de ilusão e a história que um dos actores inventou, que a sua mulher, também actriz, o trai sendo amante de um Duque, leva-o a assassinar o nobre seu rival.
"A Cacatua Verde" é um texto de Arthur Schnitzler, com encenação de Luis Miguel Cintra que transmite todo ambiência e a ambiguidade de uma época conturbada da História de França. NOTA: O levantamento dos bilhetes é realizado no próprio dia, restrito a dois por pessoa, e sujeito à lotação dos espectáculos.
Os ingressos para "A Visita" estão disponíveis na bilheteira a partir das 9:00 e para "A Cacatua Verde" a partir das 13:00.

Sem comentários: