quarta-feira, março 09, 2011

Religiões

A palavra Religião designa um conjunto de crenças sobre as causas, a natureza e a finalidade da vida e do universo. Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida.
A palavra religião é, por vezes, usada como sinónimo de fé ou crença. Mas a religião difere da crença pessoal na medida em que tem um aspecto público. A maioria das religiões tem comportamentos organizados, incluindo as congregações para a oração, as hierarquias sacerdotais, os lugares sagrados, e/ou escrituras.
Alguns académicos que estudam o assunto dividiram as religiões em três grandes categorias: as religiões mundiais (um termo que se refere às crenças transculturais e internacionais), as religiões indígenas (que são grupos religiosos menores e específicos de uma determinada cultura), e os novos movimentos religiosos (que são as crenças recentemente desenvolvidas).
O desenvolvimento da religião assumiu diferentes formas em diferentes culturas. Algumas religiões colocam maior ênfase na crença, enquanto outras enfatizam a prática. Algumas religiões focam-se na experiência subjetiva do indivíduo religioso, enquanto outras consideram as atividades da comunidade como mais importantes. Algumas religiões afirmam ser universais, acreditando que as suas leis e cosmologia são obrigatórias para todos, enquanto outras se destinam a serem praticadas apenas por um grupo localizado.
A religião muitas vezes faz uso da música, da meditação e da arte. Em muitos lugares tem sido associada a instituições públicas (de educação, da família, do governo, do poder e da política).
A idéia de religião contempla, com muita frequência, a existência de seres superiores que teriam influência ou poder de decisão no destino humano. Esses seres são principalmente deuses, que ficam no topo de um sistema que pode incluir várias categorias: anjos, demónios, semideuses, etc.
Se quiser aprofundar o assunto, clique aqui. Poderá desfrutar de 5.000 anos de religião em 90 segundos. A geografia da fé, a cronologia e o significado espacial das principais religiões e as suas guerras através da história, ficarão assim, ao seu dispôr.

Sem comentários: