quinta-feira, março 17, 2011

Os Óscares e a Verdade da Crise

Óscar (Academy Awards, no original em inglês) é um prémio entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, Califórnia, a 11 de maio de 1927. Este prémio é entregue todos os anos pela Academia a profissionais da indústria cinematográfica, como diretores, atores e roteiristas, como reconhecimento da excelência do seu trabalho. A cerimónia formal onde são entregues os prémios é realizada no Teatro Kodak e é uma das mais antigas e importantes do mundo. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi concebida por Louis B. Mayer, um dos fundadores da Metro-Goldwyn-Mayer.
A 1ª entrega deste prémio da Academia aconteceu a 16 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt em Hollywood, para honrar as realizações cinematográficas mais significativas de 1927 e 1928.
O Óscar é o mais famoso e cobiçado troféu do mundo do cinema. É entregue aos que mais se destacaram no ano anterior nas categorias de ator, atriz, realizador (diretor) ou cineasta, fotografia, música, roteiro (ou argumento) e de melhor filme. Os vencedores são escolhidos por um colégio de mais de 5.800 membros (de diversas nacionalidades) votantes da Academia. A cerimónia de entrega do Óscar é seguida em directo, via televisão, por milhões de pessoas em todo o planeta.
O Óscar em si é uma pequena estatueta de 35 cm de altura que pesa quase quatro quilogramas. É feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates e tem a forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente no peito. O seu valor real é de cerca 200 dólares, mas seu valor simbólico é incomensurável, pelo prestígio profissional e popular que concede ao premiado e pelos lucros que pode render a um filme contemplado com a estátua.
A estatueta foi concebida em 1929 pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley. Ao longo destes oitenta anos não sofreu quaisquer alterações. Apenas durante a Segunda Guerra Mundial foi confecionada em gesso, pintado com tinta dourada, devido ao esforço de guerra americano na época, que procurava racionar todos os tipos de metal. Após o conflito, os agraciados com estes Óscars tiveram os seus prémios trocados pela estatueta original.
Circulam várias histórias acerca do nome atribuído à estatueta. A versão mais popular e conhecida, é a que concede a autoria dele à secretária-executiva da Academia, Margareth Herrick, que ao vê-lo comentou que a pequena estátua se parecia muito com o seu tio Óscar. Esta comparação foi ouvida por um jornalista presente no momento, que a publicou no jornal.
Este ano dos 5 nomeados para o "Melhor Documentário", "Inside Job - A Verdade da Crise", foi o escolhido.
"Através de uma pesquisa extensiva e entrevistas com economistas, políticos e jornalistas, "Inside Job - A Verdade da Crise", mostra-nos as relações corruptas existentes entre as várias partes da sociedade. Narrado pelo actor Matt Damon e realizado por Charles Fergunson, este é o primeiro filme que expõe a verdade acerca da crise económica de 2008. A catástrofe, que custou mais de 20 triliões de dólares, fez com que milhões de pessoas tenham perdido as suas casas e empregos".
Se não teve oportunidade de assistir à Cerimónia de entrega dos Óscares ou ainda não viu os filmes candidatos e os filmes premiados, pode atualizar-se clicando aqui. Neste site encontra as sinopses, os trailers, as biografias, os vencedores, as notícias, etc.

Sem comentários: