sábado, março 12, 2011

Novidade: Museus via Google

O gigante norte-americano Google, criou um site em que é possível ver mais de mil obras de arte.
Esta empresa fez um acordo com 17 dos mais importantes museus do Mundo e criou um site através do qual é possível ter acesso a 1062 imagens de obras de arte em alta resolução, como são os casos de "Ronda da Noite", de Rembrandt, ou "Nascimento de Vénus", de Botticelli, que se encontram, respectivamente, no Rijksmuseum de Amesterdão e na Galeria Uffizi, em Florença.
Clicando aqui, é possível visitar virtualmente museus de nove países. O "Art Project", assim se denomina esta iniciativa, permite aceder a criações de 486 artistas.
O projecto resulta de ano e meio de trabalho, durante o qual um pequeno veículo equipado com a tecnologia 360º do recurso "Street View", também da Google, registou imagens no interior de inúmeras galerias, proporcionando ao utilizador uma navegação fluida por mais de 300 salas.
Ao fornecer imagens em alta resolução, o site permite aos apreciadores de arte, sobretudo da pintura, ver pequenos detalhes em obras que, possivelmente, nunca tinham visto. Cite-se, a propósito, as pessoas em miniatura que aparecem no rio, no quadro de El Greco "Vista de Toledo", peça que está no Metropolitan, em Nova Iorque.
O utilizador pode ainda criar a sua própria colecção de arte, guardando as perspectivas que mais lhe interessam entre as obras que estão disponíveis. É uma opção que se torna também importante para estudantes ou grupos trabalharem em projectos ou colecções. Com este novo site, qualquer pessoa, em qualquer parte do Mundo, pode ter acesso à história e aos artistas que estão na origem das diversas obras expostas.
Só por curiosidade, refira-se que Espanha tem dois museus que aderiram ao projecto, mas nenhum deles é o Prado. Estão o Rainha Sofia e o Thyssen-Bornemisza.
Cada um dos 17 museus envolvidos escolheu uma obra para mostrar ao mais ínfimo pormenor, através de uma tecnologia fotográfica de super-resolução. Cada imagem contém sensivelmente 14 mil milhões de píxels, que permitem estudar aspectos que não são possíveis de apanhar à vista desarmada. Tal sucede em obras como "Retrato do mercador George Gisze", da autoria de Hans Holbein, o Jovem.
Não perca. Este site vale a pena uma visita!!!

Sem comentários: