quinta-feira, março 24, 2011

Barcelona mais verde

Barcelona é a maior cidade e capital da comunidade autónoma da Catalunha, no nordeste da Espanha. É também a segunda maior cidade da Espanha depois de Madrid. Possui uma população de cerca de 1.621.537 habitantes numa área de 101,4 km². A área urbana de Barcelona estende-se para além dos limites administrativos da cidade e tem uma população de mais de 4,2 milhões de habitantes, numa área de 803 km². É a sexta área urbana mais povoada da União Europeia depois de Paris, Londres, Vale do Ruhr, Madrid e Milão. Cerca de 5 milhões de pessoas vivem na área metropolitana de Barcelona, que é a maior metrópole da Europa, dentre as localizadas na costa do Mediterrâneo.
Aconselho-o agora a ver o vídeo que seleccionei para hoje. É uma reportagem fantástica, do Jornal Nacional (da Globo) de Maio de 2010, sobre uma também excelente ideia: um sistema alternativo de recolha de lixo nos centros urbanos.
A idéia de um sistema subterrâneo de recolha de lixo em Barcelona é de 1992. Foi nesta data que a capital da Catalalunha sediou os Jogos Olímpicos. Desde então, o projeto tem sido implantado sistematicamente e 70% da área metropolitana já possui bocas de lixo ligadas diretamente aos centros de tratamento. Plástico, latas e papel são reciclados e o lixo orgânico serve para produzir energia. Em cinco anos, Barcelona eliminará definitivamente os camiões do lixo. Para já, deixaram de circular naquela cidade, pelo menos 160 camiões de lixo.
Este sistema acaba com a sujidade nas ruas, com as latas de lixo a abarrotar e com a recolha tradicional - um método que geralmente custa caro e polui o meio ambiente.

Sem comentários: