segunda-feira, março 28, 2011

Aldeias Trogloditas

Troglodita é uma palavra que pode designar um homem, uma coletividade ou animais que habitam numa caverna ou então, uma habitação cavada numa rocha ou que se apoia sobre falhas ou grutas naturais existentes nas falésias.
A origem deste nome remonta ao Antigo Egito onde havia o povo dos Trogloditas, que vivia instalado em rochedos próximos do Mar Vermelho.
Há aldeias trogloditas em várias partes do mundo. Desde a França à China (Guyaju - Condado de Yanquing, Pequim), da Tunísia (Matmata) ao Afeganistão, passando pela Turquia (Capadócia) e pelo Irão (Kandovan).
Por exemplo, a aldeia Berbere de Matmata, localizada 650 m acima do nível do mar é a maior e mais conhecida das aldeias trogloditas. Aí as casas foram escavadas nas rochas numa tentativa daquele povo escapar ao calor intenso do dia. É preciso lembrar que ao contrário do que se pensa, o povo Berbere não é moreno, mas sim, um povo de pele e olhos claros, daí a necessidade de proteção dos raios solares.
Derinkuyu é uma cidade e distrito da Turquia. Localizada na região histórica e turística da Capadócia, Derinkuyu é notável pela sua grande cidade subterrânea, que é a principal atração turística local. Na Capadócia estão localizadas diversas outras cidades subterrâneas, esculpidas numa única formação geológica e utilizadas extensivamente pelos primeiros cristãos como esconderijos.
Toda a cidade subterrânea de Derinkuyu está cheia de profundíssimos poços que serviam para abastecer de água e de ar os habitantes trogloditas, que às vezes passavam ali meio ano, sem sair par o exterior.
Aprecie agora uma destas aldeias trogloditas.

Sem comentários: