quinta-feira, março 03, 2011

Ainda o conflito no Ruanda...

Se quizer ficar a saber mais sobre a guerra civil no Ruanda, recomendo-lhe um
documentário disponível na internet que aborda a omissão das Nações Unidas e da opinião pública mundial que silenciou e assistiu passivamente a este genocídio. O documentário, produzido pelo programa de TV americano "Frontline", chama-se, "Os fantasmas do Ruanda". Para aceder ao primeiro capítulo deste documentário basta clicar aqui.
Entretanto, deixo-o com mais algumas opiniões acerca do filme Hotel Ruanda e o genocídio resultante do conflito que opôs Hutus e Tutsis. Os alunos do 12º ano (turmas B e C) expressaram-se, então, da seguinte forma:

1 - "Gostei imenso do filme porque retrata uma realidade que eu já vivi. Acho que é um filme muito importante principalmente para as pessoas que nunca viveram esta situação, para que possam dar mais valor às pessoas que viveram a guerra. Aprendi muito com o filme mas, ele não me surpreendeu em nenhum aspecto, porque já estive numa situação igual, senão pior.(...)" Cândida A. - 12º C

2 - "Gostei do filme porque este filme refere-se a uma história verdadeira que aconteceu no Ruanda. (...) O Paul é um herói do país. (...) Outro aspecto, nas situações de emergência é que os alimento são muito importante. Du An Nan - 12º B

3 - "Gostei do filme. Mostra um povo com a mesma cor de pele mas por ter etnias diferentes (Hutus e Tutsis) entram em conflito (...)." Eveline S. - 12º C

4 - "(...) Mostra a realidade de um país que sabemos ser problemática mas revela também, o que é viver em condições de guerra, o que é lutar pela sobrevivência e o que é deixar a família para trás, para ajudar uma comunidade". Joana A. - 12º C

5 - "(...) O que mais me surpreendeu foi a forma como eles tratavam as pessoas que não tinham a mesma etnia, matando-as sem dó nem piedade". Catarina - 12º C

6 - "Sinceramente não gostei do filme porque mostra a verdade nua e crua da crueldade humana.(...) O que mais me surpreendeu foi que ao vê-lo parecia que estava a viver o que ali se passava". Brenda S. - 12º C

7 - "A minha opinião é que os países ricos não querem saber dos países pobres se não tiverem nada a receber em troca. Foi o que aconteceu no Ruanda(...)" João Silva - 12º B

8 - " (...) As razões para o conflito foi o que mais me surpreendeu, tantas mortes por algo como etnias diferentes (...)." Mafalda V. - 12º C

9 - "Fiquei a conhecer um país onde houve um conflito entre duas etnias e fiquei a saber o que acontece neste tipo de conflitos. O que mais me impressionou foi o facto de um homem sozinho, ou seja, Paul Rusesabagina ter salvo muitas vidas o que demonstra que mesmo num cenário de guerra existem pessoas com bom coração". Mikael P. - 12º C

10 - "Na minha opinião o filme retrata com bastante clareza o que "muitos" não preferem dizer para o resto do mundo. É um filme em que a emoção toma lugar em nós e dá a entender que existem países que passam por dificuldades, tal como o Ruanda, que nem nos passam pela cabeça (...)". Soraia G. - 12º C

11 - "(...) Gostei do facto de existir um homem que foi racional, que pensou nos outros, que os defendeu como família mesmo sendo de outra etnia. Fez-me ver que além desses que não valorizam os outros, também encontramos pessoas que estão dispostas a dar a vida pelos "insectos", como diziam os hutus (...)". Tárcia M. - 12º C


Sem comentários: