sexta-feira, fevereiro 25, 2011

O Velho que Lia Romances de Amor...

O Velho que Lia Romances de Amor é uma obra do chileno Luís Sepúlveda, publicada em 1989. O livro narra a aventura de António José Bolívar Proaño, protagonista da história e aficionado leitor de romances de amor, que tem como pano de fundo a América do Sul, mais concretamente um local chamado El Idílio.
António Proaño, personagem principal da obra, é apresentado como um homem simples, no entanto, profundo conhecedor da floresta amazónica, local onde se refugiou e aprendeu a sobreviver após a morte da sua esposa. Depois de viver quarenta anos na selva longe do mundo onde nasceu e cresceu, os livros são o bálsamo que lhe permite enfrentar a dura realidade do mundo que o rodeia.
O enredo adensa-se quando começam a surgir cadáveres de pessoas e animais, presumivelmente atacados por um predador, uma onça. É António Proaño quem - sozinho -, após uma expedição falhada levada a cabo pelo administrador da aldeia, consegue abater o felino, embora lamentando-se da desigual luta que opôs um animal a um humano fortemente armado.
Este é um excelente romance e o mais conhecido dos livros do autor chileno Luis Sepúlveda. O Velho que Lia Romances de Amor foi dedicado a Chico Mendes, morto numa emboscada por defender a floresta e os direitos das tribos amazónicas.
A grande floresta amazónica, um dos locais do mundo onde sobrevivem espécies raríssimas de fauna e flora é o verdadeiro protagonista do romance, cuja mensagem é transmitida pelos olhos de António José Bolívar, o velho eremita que vive na floresta e que lê romances de amor.
O Velho que Lia Romances de Amor é um livro encantador e entusiasmante. Não perca, aqui, a sua transformação num pequeno filme de animação, que utiliza os "Legos" para dar vida aos personagens.

Sem comentários: