sábado, fevereiro 12, 2011

Itinerâncias de um Geógrafo

Estreia amanhã, na RTP 2 (21h), o documentário "Orlando Ribeiro: itinerâncias de um geógrafo" da autoria dos realizadores António João Saraiva e Manuel Carvalho Gomes. Nascido em 1911, o geógrafo Orlando Ribeiro é conhecido, também pelo seu lado humanista, por ser um amante das artes e um erudito explorador do mundo.
Este documentário, leva-nos para lugares e imagens onde, através do olhar de Orlando Ribeiro, é possível perceber a geografia de um país tão diverso como o Portugal de meados do século XX.
Com esta transmissão, vai ter a oportunidade de conhecer os cadernos de campo do geógrafo, as fotos da inseparável máquina fotográfica - a Leica - e os testemunhos de quem partilhou com Orlando Ribeiro a sua vida pessoal e profissional.
Orlando Ribeiro é recordado, neste documentário, através dos testemunhos de discípulos como Ilídio do Amaral, Jorge Gaspar e Raquel Soeiro de Brito, e de depoimentos de outras personalidades da cultura portuguesa, como José Mattoso e António Barreto.
Esta obra insere-se na comemoração do Centenário de nascimento de Orlando Ribeiro, considerado o «grande mestre» da Geografia portuguesa, e cuja acção tem ainda repercussão assinalável no mundo académico e nas políticas públicas nacionais, em particular no domínio do ordenamento do território. Além disso, Orlando Ribeiro marcou o ensino universitário em Portugal deixando uma herança no estudo da Geografia.
Este documentário, cuja produção foi co-financiado pelo «Programa Gulbenkian Ambiente» é o primeiro capítulo de um conjunto de eventos que, ao longo de 2011, vão assinalar os 40 anos da fundação da política pública de ambiente em Portugal, que se comemorará em Junho.
Aqui fica, também, a homenagem deste blogue a este ilustre geógrafo e professor.

Sem comentários: