sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Deslizamento

Impressionante deslizamento de terra no Japão.
Impressionante é como os japoneses o detectaram antecipadamente e cercaram a estrada, exatamente, no troço perigoso. Como diz o velho ditado, "Vale Mais Prevenir do que Remediar".
Um deslizamento de terra é um fenómeno geológico que inclui vários tipos de movimentos do solo: quedas de rochas, falência de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos. Embora a ação da gravidade sobre encostas demasiado inclinadas seja a principal causa dos deslizamentos de terra, existem outros factores: a erosão provocada por rios, glaciares ou ondas oceânicas nas encostas; a ação das chuvas sobre as encostas; a ação de sismos, vulcões ou trovoadas; a ação de tráfego intenso ou de maquinaria diversa em funcionamento; o excesso de peso por acumulação de chuva ou neve, deposição de rochas ou minérios, pilhas de resíduos criados por estruturas feitas pelo homem e os aluimentos.
Para evitar estes acontecimentos temos mesmo que aprender com os japoneses porque vale mais prevenir do que remediar. Assim, deve impedir-se a construção em zonas de risco, deve impedir-se a desflorestação ou incentivar-se o reflorestamento das áreas sujeitas a estes fenómenos.
Agora, veja o vídeo e observe a precisão cirúrgica dos japoneses.

Sem comentários: