terça-feira, janeiro 04, 2011

Vamos até à Serra

Serra da Estrela, é o nome dado à cadeia montanhosa e à serra onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental. É a segunda mais alta montanha de Portugal apenas ultrapassada pelo Pico, nos Açores. Faz parte da mais vasta cordilheira denominada Sistema Central que se integra no subsistema designado como sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
Faz parte de uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela que se situa, maioritariamente, no distrito da Guarda (74 529,3 ha). A serra tem, também, uma pequena área no distrito de Castelo Branco (13 762,4 ha).
Os municípios que têm o seu território abrangido pela área desta cordilheira são: Seia, Manteigas, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira e Covilhã.
O ponto de maior altitude da serra atinge os 1993 m, na zona da Torre (fronteira entre o distrito da Guarda e o distrito de Castelo Branco). Para completar os 2000 m foi, ali, construída uma torre com 7 m.
Pensa-se que esta serra corresponda à elevação a que os romanos da Antiguidade chamavam de Montes Hermínios ou "Montes de Hermes". Esta região, segundo alguns historiadores, terá sido o berço do guerreiro lusitano Viriato.
Nas zonas mais altas da serra situa-se uma estância de esqui, que se desenvolve nas encostas da serra que pertencem à freguesia de Loriga.
O queijo da Serra da Estrela, considerado um dos melhores queijos de Portugal, é produzido nesta região, que também possui uma raça de cães-pastor, o cão da Serra da Estrela. Ambos se encontram ligados ao pastoreio da ovelha bordalesa característica desta serra. Trata-se de um pastoreio tradicional onde práticas como a transumância e a renovação de pastagens pelo fogo são comuns. A desertificação humana da Serra levou, contudo, ao abandono de algumas das práticas tradicionais desta região. O drama do despovoamento humano encontra-se fielmente retratado no filme "Ainda há Pastores?" (2006) de Jorge Pelicano.
De entre os locais que sugiro que visite gostaria de destacar: a Torre; o Covão d'Ametade; a Cabeça do Velho; a Cabeça da Velha; a povoação de Folgosinho; o Vale Glaciar do Zêzere (Manteigas); as Penhas Douradas; as Lagoas e o Vale do Rossim.
Logo que possa dê um passeio até à serra. Vale a pena visitá-la. É bonita tanto no Inverno como no Verão. Entretanto aprecie a apresentação que se segue.

Sem comentários: