sexta-feira, janeiro 14, 2011

A Lapónia

A Lapónia é uma região localizada no norte da Escandinávia e que abrange o território de quatro países: a Noruega, a Suécia, a Finlândia e a Federação Russa. É um território que corresponde à região onde habitam os lapões, ou Sami.
Cerca de 70 000 Lapões vivem numa área de 390 000 km², juntamente com Suecos, Noruegueses, Finlandeses e Russos.
A área da Lapónia que se situa na região norte da Suécia, está classificada, pela Unesco, como Património da Humanidade.
O clima desta região é subártico e a vegetação é esparsa no extremo norte, enquanto no sul aparece a floresta boreal ou de coníferas. No outono a coloração das folhas das árvores varia entre o vermelho, o amarelo, o laranja e o violeta. Esta coloração tem início no fim de agosto e continua até meados de setembro, quando então algumas árvores chegam a ter folhas em tons de castanho.
A costa oeste (na Noruega) é montanhosa mas tem invernos mais suaves e mais precipitação que as planícies centrais e orientais. As temperaturas variam entre os 15°C positivos no Verão e os -50ºC no Inverno.
A Lapónia é rica em matérias primas particularmente o ferro (Suécia), o cobre (Noruega), o níquel e a apatite (Rússia).
A fauna compreende alces, renas, águias, falcões, ursos, lobos, peixes diversos e aves marítimas e terrestres. As raposas do Ártico, que também vivem nesta região setentrional, estão ameaçadas de extinção.
Todos os portos no Mar da Noruega e os do Mar de Barents, a nordeste de Murmansk estão livres de gelo no Inverno.
A Lapónia é escassamente povoada (a densidade populacional é de 3 a 4 habitantes por km²).
Na Lapónia, os Sami ou Lapões (povo indígena) são uma pequena minoria, totalizando, de acordo com o parlamento Sami da Suécia, 70000 pessoas, algumas das quais ainda nómadas.
Outros Sami vivem permanentemente em aldeias dispersas pela costa e fiordes, vales ou lagos onde a pesca é possível. A maior parte dos Sami vive a maior parte do ano na Noruega (40000).
Os "lapões" chegaram há quatro mil anos com uma economia baseada na caça. Assim continuaram até ao século XVI, quando se iniciou o pastoreio das renas. Foi nesta época que o Cristianismo chegou à Lapónia. A agricultura teve o seu início apenas no século XIX, e até ao início do século XX não havia estradas nesta região. O transporte era feito por renas no inverno e por barcos ou a cavalo no verão.
Segundo a cultura originária do norte da Europa, a Lapónia é a terra onde habita Joulopukki (também conhecido na cultura latina como Pai Natal) e todo seu séquito de duendes. Segundo a mesma cultura, o Pai Natal sai da Lapónia na noite do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, com o seu trenó puxado por renas e carregado de presentes que distribui às crianças do mundo, que se comportaram bem durante o ano.
A Lapónia é conhecida turisticamente pelo Sol da Meia Noite, no Verão e pelas Auroras boreais no Inverno. Qualquer destes fenómenos é de uma beleza fascinante. A Lapónia também é referenciada pela crença de aí residir o Pai Natal, pelas renas, pelos fiordes na costa ocidental, pela pesca do bacalhau e do salmão, e pelas montanhas e florestas a perder de vista.
Aprecie a beleza desta região através da apresentação que seleccionei para hoje.

Sem comentários: