sábado, janeiro 15, 2011

Carteiro em Bicicleta

João Afonso não é apenas sobrinho de Zeca Afonso. É um compositor e letrista português que se impôs no meio musical do nosso país pela sua qualidade musical e por mérito próprio.
João Afonso nasceu em Moçambique (1965) onde, juntamente com os seus pais e irmãos, viveu até 1978, altura em que veio para Portugal.
Cultivou desde cedo o gosto pelo canto, sofrendo influências quer da música urbana africana quer da música popular portuguesa, através do tio Zeca Afonso. A confirmar estas influências está o seu álbum,"Zanzibar" (2002). "Zanzibar" vive, sobretudo, das estórias vividas em África e de muitas experiências individuais. No universo de "Zanzibar", entrecruzam-se músicos de Portugal, Galiza, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, Angola e Brasil. Para além de uma
diversidade riquíssima em termos instrumentais (violas, guitarras, bandolins, baixo, violoncelo, trompa, flauta, percussões, pandeireta galega e marimbas), há a destacar as bonitas letras das 14 canções que formam o álbum. Outra das novidades inseridas neste trabalho de João Afonso é "Mar me Quer", que o autor dedica a Mia Couto. Neste texto entretanto musicado, estão lá as personagens criadas pelo escritor moçambicano, nomeadamente a velha Luarmina e o avô Celestiano, bem como todo o colorido de África.
Este disco, faz de novo a ponte com África para homenagear familiares e anónimos que um dia se aventuraram pelo mundo.
João Afonso tem participado em inúmeras homenagens a Zeca Afonso quer em Portugal quer no estrangeiro (Alemanha e Galiza). Tem participado, com outros músicos, em diversos projectos, dos quais se destaca "Maio Maduro Maio" (uma parceria com José Mário Branco e Amélia Muge). Participou ainda nos discos "Janelas Verdes" e "Acústico" de Júlio Pereira e no disco "Lua Extravagante" do grupo com o mesmo nome.
Realizou concertos, com músicos espanhóis como os canto-autores Luís Pastor e Pedro Guerra. Em 1997 edita "Missangas", enquanto a edição de 99 da Festa do Avante, é o palco para a estreia de " Barco Voador".
Mais recentemente lançou "Outra Vida" (2006) e "Um Redondo Vocábulo" (2009).
Se não o conhece não perca, agora, o vídeo da canção Carteiro em Bicicleta (Missangas), se conhece, recorde esta bela interpretação de João Afonso.


Sem comentários: