sábado, janeiro 01, 2011

Kosmic Blues

Nada melhor do que começar o ano ouvindo uma das grandes vozes da história da música dos E.U.A.
Janis Joplin (1943 — 1970) foi uma cantora e compositora que se tornou conhecida no final dos anos 60 como vocalista da banda Big Brother and the Holding Company e posteriormente, como artista a solo.
Janis nasceu na cidade de Port Arthur (Texas) nos Estados Unidos. Cresceu ouvindo músicos de blues e cantando no côro local. As suas grandes influências musicais foram Leadbelly, Big Mama Thornton, Odetta e a grande Imperatriz dos Blues, Bessie Smith.
Joplin concluiu o secundário na Jefferson High School, em Port Arthur no ano de 1960. Foi, depois, para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com os amigos.
Nesta fase da vida cultivou uma atitude rebelde vestindo-se como os poetas da geração beat. Mudou-se, em 1963, do Texas para San Francisco, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época a sua saúde vai-se arruinando devido ao uso de drogas duras e ao abuso das bebidas alcoólicas.
Volta a Port Arthur para se recuperar. Em 1966 regressa a San Francisco, onde a influência dos blues a aproximou do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava a ganhar alguma importância entre a nascente comunidade hippie, de Haight-Ashbury. A banda gravou um álbum em 1967. Entretanto, a falta de sucesso dos primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até ao seu sucesso posterior.
A banda fez sucesso no Festival Pop de Monterey, com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis Joplin. O álbum de 1968, Cheap Thrills, acabou por destacar o nome de Janis.
Mais tarde, saiu da banda Big Brother e formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em "I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!" (1969). Este grupo também se separou e Joplin formou, então, o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte. Deste álbum há a destacar as músicas "Me and Bobby McGee" (de Kris Kristofferson), e "Mercedes-Benz", escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.
Janis Joplin morreu de overdose em 1970, em Los Angeles (Califórnia), com apenas 27 anos.
O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte. O filme The Rose, com Bette Midler, baseou-se na sua vida.
Ela hoje é lembrada pela voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns na sua época, e também pelos temas de dor e perda que escolhia para as suas músicas. É recordada também pela paixão e intensidade que punha nas canções que cantava.
Senhoras e senhores não desperdicem a oportunidade de ver e ouvir, Janis Joplin em Kosmic Blues.


sexta-feira, dezembro 31, 2010

Happy New Year

ABBA foi um grupo sueco de música pop. O nome da banda é um acrónimo formado pelas primeiras letras do nome de cada um dos seus integrantes (apesar de ser também uma marca de arenque enlatado que existia, na altura, na Suécia). De 1976 em diante, o primeiro B no logotipo do grupo passou a ser escrito invertido em todos os materiais promocionais com ele relacionados.
O grupo foi formado em 1972 pelos músicos e compositores Björn Ulvaeus e Benny Andersson, e as vocalistas Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad (também chamada Frida). Tornou-se no grupo musical sueco de maior sucesso mundial, dominando os principais tops (superados apenas pelos Beatles) em todo o mundo, entre a segunda metade da década de 1970 e o início dos anos 1980. A banda ficou conhecida não só pelas músicas mas também, pelo visual moderno e divertido dos diferentes componentes.
A banda manteve alguns singles no top do Reino Unido, até o fim de 1979, durante 160 semanas. Em Janeiro de 2010, na abertura do ABBAWorld em Londres, o grupo ABBA foi referido como tendo vendido, aproximadamente, 375 milhões de álbuns no mundo inteiro, pela Polar Music e pela Universal Records. De referir, também o filme, "Mamma Mia", que é um musical de enorme sucesso, realizado com músicas deste grupo!
Os ABBA tornaram-se a banda pop que mais discos vendeu na indústria fonográfica. Mesmo estando inativos desde 1983, vendem mais de 3 milhões de discos por ano!
"Happy New Year" é uma popular canção (do álbum Super Trouper) dos ABBA, datada de 1980.
Com votos de um Feliz Ano Novo, fique com um vídeo dos ABBA, mostrado na Suécia à meia noite de muitos Finais de Ano. Happy New Year!

quinta-feira, dezembro 30, 2010

Zoom

Zoom é um livro (1995) de Istvan Banyai, que foi considerado um dos melhores livros do ano destinado a crianças. O autor utiliza aqui a técnica do zoom e com ela, mostra-nos como somos pequenos face ao universo.
Istvan Banyai é um húngaro de Budapeste (1949), que se tornou conhecido como ilustrador e animador, a partir de meados dos anos 80, quando emigrou para os E.U.A.
Zoom é um livro provocante, sem palavras, que pode ser 'lido' tanto de frente para trás como de trás para frente. As ilustrações do mesmo são inovadoras e podem mudar as idéias sobre tudo o que é visto. Nesta aventura surpreendente, até filosófica, nada é o que parece ser.
Espero que goste. Não perca!



quarta-feira, dezembro 29, 2010

Festival da Lusofonia

Cantos na Maré, Festival Internacional da Lusofonia é un projecto cultural pioneiro da Comunidade Autonómica Galega. Através da língua e da música, traça um mapa comum entre os territórios da lusofonía que partilham as mesmas raízes. O CNM pretende que a partir da língua galega se criem pontes que, por um lado aproximem a Galiza a outras culturas emergentes e por outro dar a conhecer ao mundo a cultura galega.
Este festival, ocorreu mais uma vez, desta feita no passado dia 18 de Dezembro, no Pazo da Cultura de Pontevedra. De novo sob a direccão artística de Uxía e a direccão musical de Paulo Borges. O Festival alia jovens cantores a vozes já consolidadas no meio musical lusófono. No dia 18 misturaram-se quatro talentos num espectáculo exclusivo, íntimo e multicultural. Foram eles: Lenine (Brasil), António Zambujo(Portugal), Guadi Galego (Galiza) e Aline Frazão (Angola).
Um projecto louvável e interessante!

CNM10 from xavier belho on Vimeo.

terça-feira, dezembro 28, 2010

Morre lentamente quem não viaja...

Morre lentamente quem não viaja,
Quem não lê,
Quem não ouve música,
Quem destrói o seu amor-próprio,
Quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito,
Repetindo todos os dias o mesmo trajecto,
Quem não muda as marcas no supermercado,
não arrisca vestir uma cor nova,
não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem evita uma paixão,
Quem prefere o "preto no branco"
E os "pontos nos is" a um turbilhão de emoções indomáveis,
Justamente as que resgatam brilho nos olhos,
Sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no
trabalho,
Quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho,
Quem não se permite,
Uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da
Chuva incessante,
Desistindo de um projecto antes de iniciá-lo,
não perguntando sobre um assunto que desconhece
E não respondendo quando lhe indagam o que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves,
Recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o
Simples acto de respirar.
Estejamos vivos, então!
Pablo Neruda

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Happy Xmas (War is Over)

"Happy Xmas (War Is Over)" é uma canção escrita por John Lennon. Foi lançada, num single de 1971 pelo cantor, Yoko Ono e a Plastic Ono Band. Esta banda foi constituída
por John e Yoko Ono antes da dissolução dos Beatles.
Em 1971, Happy Xmas chegou a atingir o 3º lugar (em 100) no Billboard Hot e o 2º no top Britânico de singles. A canção teve o acompanhamento de um coro de crianças que faziam parte do Coro Comunitário de Harlem.
Esta música apareceu pela primeira vez num álbum, em 1975, com o título: Shaved Fish.
Embora seja, ostensivamente, uma canção de protesto contra a Guerra do Vietname, acabou por se transformar num standard e tem sido editada em vários álbuns de Natal.
Diferentes artistas têm feito versões de Happy Xmas: Maroon 5, Street Drum Corps, Celine Dion, Neil Diamond e Shinedown.
Absolutamente inesquecível!


Happy Christmas
Feliz Natal (A guerra acabou) John Lennon
Feliz Natal, Yoko
Feliz Natal, John

Então é Natal
E o que você fez?
Outro ano se vai,
E um novo começa
E então é Natal
Eu espero que você se divirta.
As pessoas próximas e queridas,
Os idosos e os jovens

Um Natal muito feliz,
E um feliz Ano Novo
Vamos esperar que seja um bom ano
Sem medo

E então é Natal
Para fracos e fortes
Para ricos e pobres
O mundo está tão errado
E então Feliz Natal
Para negros e brancos
Para amarelos e vermelhos
Vamos parar todos os conflitos

Um Natal muito feliz
E um feliz Ano Novo
Vamos esperar que seja um bom ano
Sem medo

E então é Natal
E o que nós fizemos?
Outro ano se vai
E um novo começa
E então Feliz Natal
Nós esperamos que você se divirta
As pessoas próximas e queridas
Os idosos e os jovens

Um Natal muito feliz
E um feliz Ano Novo
Vamos esperar que seja um bom ano
Sem medo
A guerra acaba, se você quiser
A guerra acaba, agora

Feliz Natal

domingo, dezembro 26, 2010

As Boas Festas com Bethânia

Boas Festas, é uma música do brasileiro Assis Valente que tem sido cantada e recantada em todos os natais do país irmão, desde 1933. Desta vez, a interpretação que lhe proponho é a de Maria Bethânia, cuja faixa está presente no CD "Natal Bem Brasileiro", lançado em Novembro de 2008. Neste disco também participam Elba Ramalho, Flavio Venturini, Jane Duboc, Zezé Motta, Marcos Sacramento, Maria Alcina, Dominguinhos, Célia, Miúcha, Leila Pinheiro, Francis Hime, Olívia Hime e o poeta Vinicius de Moraes, com acompanhamento de Toquinho. O CD traz também outra composição de Assis Valente, Recadinho de Papai Noel, originalmente gravada em 1934, por Carmen Miranda.
Assis Valente é um dos mais notáveis compositores brasileiros. Em 2008, foram relembrados os 50 anos da sua morte (por suícidio). Assis, nasceu na Baía e teve uma infância conturbada. Foi separado dos pais muito cedo. Trabalhou como farmacêutico, fez cursos de desenho no Liceu de Artes e Ofícios e profissionalizou-se como especialista em prótese dentária. Foi para o Rio de Janeiro em 1927, e empregou-se como protético. No início dos anos 30 começou a compor sambas. O primeiro, "Tem Francesa no Morro", tornou-se sucesso na voz de Araci Cortes em 1932.
Mais tarde conheceu Carmen Miranda e passou a compor sambas especialmente para ela. É o caso de "Good Bye, Boy" e "Etc". Carmen foi a maior intérprete e divulgadora dos sambas de Assis Valente. "Minha Embaixada Chegou", "Uva de Caminhão", "Camisa Listrada", "E o Mundo Não Se Acabou" e "Recenseamento" foram algumas das composições de Assis Valente eternizadas pela Pequena Notável. A música mais famosa do compositor foi, no entanto, rejeitada por ela . "Brasil Pandeiro" acabou por ser gravada pelos Anjos do Inferno em 1940, com grande êxito.
A vida pessoal de Assis Valente foi muito tumultuosa. Em 1941 tentou o suicídio pela primeira vez, atirando-se do alto do Corcovado. Mas, mesmo uma carreira bem-sucedida como compositor, não foi suficiente para o manter vivo.
Muitos artistas regravaram a obra de Assis Valente, como Nara Leão, Maria Bethânia, Caetano, Chico Buarque, Wanderléa, Célia, Gal Costa e Adriana Calcanhoto, entre outros.
Nada melhor do que nesta quadra recordar, as Boas Festas de Assis Valente, na voz de uma das grandes divas da música brasileira: Maria Bethânia.


Anoiteceu, o Sino Gemeu
A Gente Ficou Feliz a Rezar
Papai Noel Vê Se Você Tem
A Felicidade Pra Você Me Dar

Eu Pensei Que Todo Mundo
Fosse Filho De Papai Noel
Bem Assim Felicidade
Eu Pensei Que Fosse Uma
Brincadeira De Papel

Já Faz Tempo Que Pedi
Mas o Meu Papai Noel Não Vem
Com Certeza Já Morreu
Ou Então Felicidade
É Brinquedo Que Não Tem