sábado, novembro 20, 2010

Olhares ...

Hoje o Mundo É...
"Mal estruturado, isto verifica-se pelos grandes contrastes existentes entre os países(...)".
Rui Velho - 12º B

"Uma desgraça, devido ao homem que é uma espécie muito descontrolada e que tudo faz para atingir os seus obectivos". Paulo F. Silva - 12º C

" O contraste entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Entre ter muito e muito pouco(...)".
Ana R. Gonçalves - 12º C

"Como uma grande bola de vidro, frágil e indefeso. É diferente em cada canto e único em cada lugar. É um lugar belíssimo cheio de cultura e contrastes."
Ana M. Viçoso - 12º C

"Um local de evolução e de destruição. É um local de solidariedade e de amizade."
Alexandra Silva - 12º C

"Um jogo de fantasias onde só as melhores ganham. Um pouco de tudo, onde não se tem a certeza de nada.(...)".
Sílvia Rosário - 12º C

"Um paraíso destruído, cheio de dificuldades, doenças e fome(...)".
Eveline Sanches - 12º C

"Para mim, um mistério, porque tem altos e baixos(...) Um lugar bom de viver. Um local onde possamos viver cada momento como se fosse o último das nossas vidas.
Nylsa Fernandes - 12º C

"Estranho e cheio de complicações(...). Encontra-se cheio de problemas e complicado de se viver."
Jandira Kula - 12º C

"Uma mistura de culturas por vezes, com alguns conflitos. É um local com muita poluição, mas, tem melhorado ao longo dos anos(...)."
David Silva - 12º B
Excertos de trabalhos das turmas B e C do 12º ano

sexta-feira, novembro 19, 2010

O Papel Principal

Maria Adelaide Ferreira (1959) é uma actriz e cantora portuguesa. Tem sem sombra de dúvida, uma das mais belas e poderosas vozes da música portuguesa.
Começou a sua actividade artística no Grupo 4 do Teatro Aberto, onde trabalhou com João Lourenço, Lia Gama, Rui Mendes, Henriqueta Maia, Irene Cruz, etc. Aí participou em espectáculos como Os Macacões e O Caso da Mãozinha Misteriosa (Ary dos Santos); O Chá dos Generais (de Boris Vian); Crónica Atribulada do Esperançoso Fagundes (Luís de Sttau Monteiro); Corpo Delito na Sala de Espelhos (José Cardoso Pires); Andorra (Marx Fritch) de que foi protagonista em 1980.
Gravou os singles "Meu Amor (Vamos Conversar os Dois)" e "Espero Por Ti" que tiveram a participação de Paulo de Carvalho. Entretanto trabalhou no cinema participando no filme "Kilas o Mau da Fita", de José Fonseca e Costa.
Em 1981, lançou o single Baby Suícida, que se torna um grande sucesso.
No Festival RTP da canção de 1984, vence o prémio de interpretação com o tema "Quero-Te, Choro-Te, Odeio-Te, Adoro-Te". É convidada para o Festival da OTI, realizado no México, onde fica em 2º lugar com o tema "Vem No Meu Sonho".
Em 1985, vence o Festival RTP da Canção, com o tema "Penso Em Ti (Eu Sei)"que é uma balada, representando, depois, Portugal no Festival Eurovisão da Canção. Nesse ano estreia-se em televisão na série Duarte & Cia., de Rogério Ceitil (RTP1).
Em 1986 editou o álbum "Entre Um Coco e Um Adeus". "Amantes Imortais" é o disco de 1989, onde aparece a balada "Dava Tudo".
Em 1995 regressou aos discos com o álbum "O Realizador Está Louco", enquanto em 1998, é lançado o álbum "Só Baladas" com algumas das baladas antigas mais bonitas.
Em 2000, lançou o álbum "Sentidos" . Por sua vez, em 2008 lança o álbum "O Melhor de Adelaide Ferreira", onde junta todos os seus melhores êxitos.
Ouça-a, agora, numa das suas músicas mais conhecidas: O Papel Principal.

quinta-feira, novembro 18, 2010

Esmirna

Esmirna é uma cidade do sudoeste da Turquia, situada na região do Egeu, capital da área metropolitana e da província de Esmirna. Em 2009, a população do conjunto dos distritos urbanos era de 3 276 815, o que faz dela a terceira maior cidade da Turquia, a seguir a Istambul e Ancara.
Era conhecida até ao princípio do século XX por ser uma das cidades mais cosmopolitas do mundo (com uma população de origem grega, arménia e judia). Esmirna é muitas vezes chamada "a pérola do Egeu" e considerada a cidade mais ocidentalizada da Turquia quanto a valores, ideologia e estilo de vida. A população actual da cidade é, predominantemente, turca.
A cidade portuária de Esmirna, uma das maiores áreas metropolitanas da Turquia quer continuar a fazer jus ao seu título de "pérola do Egeu", para isso, tem investido na cultura. Recentemente, foi lançada a Izmir Opera House Competition, um concurso que desafia arquitectos de todo o mundo, a conceber um projecto de design inovador para a nova casa da ópera, de forma a que Esmirna se assuma, novamente, como um grande centro de actividades culturais e económicas a nível internacional.
O escritório de arquitectura e design Nüvist, sediado em Istambul desde 2006, respondeu ao apelo, apresentando uma proposta que, de acordo com os arquitectos, "reflecte a história, a cultura e o estilo de vida moderno de Esmirna ou "Izmir". É na crença de que o urbanismo tem um impacto inegável no design e na funcionalidade dos espaços, que se baseia o conceito do projecto da Nüvist, para esta casa da ópera. De facto, o design deixa perceber uma fluidez entre o meio urbano em que se insere e a própria estrutura do edifício projectado, cuja identidade é definida sobretudo pelas suas formas curvilíneas e alongadas.
Tal como afirmam os arquitectos da Nüvist: "os artistas determinam os padrões em que se desenrola a vida moderna". Ora veja!


quarta-feira, novembro 17, 2010

Ver-te é como ter á minha frente todo o tempo



Ver-te é como ter á minha frente todo o tempo
é tudo serem para mim estradas largas
estradas onde passa o sol poente
é o tempo parar e eu próprio duvidar mas sem pensar
se o tempo existe se existiu alguma vez
e nem mesmo meço a devastação do meu passado
Ruy Belo

terça-feira, novembro 16, 2010

Vou Deixar

Skank é uma banda brasileira (Belo Horizonte, 1991) de pop rock formada por Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferreti (bateria).
Alguns elementos da banda começaram a tocar reggae, em 1983. Em 1991, o grupo mudou de nome, de Pouso Alto para Skank, inspirado na música de Bob Marley, "Easy skanking".
A proposta musical inicial, era uma adaptação da música jamaicana aos ritmos brasileiros. Era uma espécie de reggae electrónico.
O primeiro álbum da banda foi gravado de forma independente e lançado em 1992.
O segundo foi "Calango" em 1994. Nele, se destacam as canções "É Proibido Fumar", "Te Ver", "Pacato Cidadão", "Esmola" e "Jackie Tequila".
"Garota Nacional" foi o principal single de "O Samba Poconé", álbum de 1996. O disco teve a participação do francês Manu Chao em três canções - "Sem Terra", "Los Pretos" e "Zé Trindade".
A Sony Music, em 1997, lançou a compilação "Soundtrack For a Century" para comemorar o seu centenário, adicionando "Garota Nacional", a única canção em língua portuguesa.
Em "Siderado", o grupo mostra uma aproximação ao rock and roll. As canções "Resposta", "Mandrake", "Os Cubanos" e "Saideira" tornaram-se hits.
"Maquinarama", foi lançado em 2000. Os principais singles deste disco foram "Três Lados", "Balada do Amor Inabalável" e "Canção Noturna".
"Cosmotron", foi lançado em 2003. "Dois Rios", "Vou Deixar" e "Amores Imperfeitos" foram as faixas que se destacaram. "Radiola", a primeira compilação do Skank, foi lançada em 2004. Em 2006, a banda iniciou em Belo Horizonte, as gravações do seu nono álbum, "Carrossel". O álbum incluiu canções que se destacaram como hits: "Uma Canção É Pra Isso", "Mil Acasos" e "Seus Passos".
Em 2008, o grupo grava "Beleza Pura", de Caetano Veloso, para a abertura da novela com o mesmo nome.
Também em 2008, o grupo entra em estúdio para a gravação de um novo álbum de inéditos: "Estandarte". As músicas "Ainda Gosto Dela", "Noites de um Verão Qualquer", "Pára-Raio" e "Sutilmente" foram incluídas em novelas da Globo. A crítica gostou do álbum e a revista Rolling Stone considerou-o um dos 25 melhores cds nacionais lançados em 2008. Considerou, também, a música "Chão", uma das 25 melhores canções.
Proponho-lhe que ouça, agora, este grupo em "Vou Deixar". Se quiser ouvir mais dos Skank, clique aqui, ou nas restantes hiperligações. Apreciará, não só as músicas, mas também os belíssimos vídeoclipes.

segunda-feira, novembro 15, 2010

Vamos até Monsanto

Monsanto (ou Monsanto da Beira) é uma freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova. Tem 131,76 km² de área e cerca 1 160 habitantes (dados de 2001) o que perfaz uma densidadepopulacional de 8,8 hab/km².
Foi sede de concelho entre 1174 e o início do século XIX. Este conselho era constituído pelas freguesias da sede, Aldeia de João Pires, Aldeia do Salvador e Toulões. Tinha, em 1801, cerca de 2 139 habitantes.
A aldeia de Monsanto da Beira é uma imponente povoação esculpida no granito agreste de uma elevação de pedra que domina toda a planície circundante.
A óptima localização geográfica do lugar, tornou -o num refúgio privilegiado desde os tempos mais remotos, pelo que será legítimo afirmar que Monsanto tenha sido um castro pré-Romano.
Durante séculos, Monsanto foi sendo minuciosamente esculpida num vasto cabeço rochoso. O génio humano temperado com a devida tenacidade foi dando forma a altares, sepulturas e casas. O que resultou num todo arquitectónico harmonioso e coerente a que não se pode ficar indiferente.
Vale a pena vaguear pelas ruelas sinuosas, descobrir os recantos solarengos e debruçar o olhar pela majestosa paisagem. Estes motivos são mais do que suficientes para o visitante se perder na descoberta da terra e da sua população.
Para além do próprio conjunto urbano e do castelo, Monsanto contém ainda variados elementos patrimoniais merecedores de visita atenta, como pode ver na apresentação que seleccionei para hoje.
Vencedora do concurso da Aldeia mais Portuguesa de Portugal (com o Galo de Prata), realizado durante a época do Estado Novo, Monsanto é, ainda hoje, uma das aldeias beirãs mais bem conservadas fazendo parte do roteiro turístico das aldeias históricas de Portugal.

domingo, novembro 14, 2010

Momentos

"Momentos" é uma curta metragem de Nuno Rocha (filmada na Rua da Boavista, Porto). Nuno Rocha é um realizador português nascido no Porto (1977).
Ainda como estudante, Nuno escreveu e realizou a sua primeira curta-metragem “Berço de pedra”, alcançando vários prémios. Esteve presente em vários festivais de relevo em Portugal (Fantasporto ou o Festival Internacional Vila do Conde). Em 2009 surgiu com uma nova curta-metragem intitulada “3×3″, tendo alcançado o grande prémio “Zon Criatividade em Multimédia” incluindo diversos prémios nacionais e internacionais.
Mais tarde foi realizador de publicidade em Lisboa onde realizou spots para a EDP, ZON e Ministério do Ambiente.
Em 2010 tornou-se sócio-gerente da produtora FilmesDaMente e foi responsável pela primeira curta-metragem da LG intitulada “Momentos”.
Esta curta metragem é genial! Numa noite normal com o passado largado da memória, um homem reencontra, no lugar a que chama casa, lembranças de um tempo que viveu.
Fragmentos de pura felicidade e instantes de sublime partilha, surgem como apontamentos de esperança de um presente que não voltará a ser o mesmo.
O problema de um é um problema de todos. Estar bem hoje não é garantia de se estar bem amanhã.
Não perca a oportunidade. Veja Momentos e reflicta sobre o assunto.