sábado, novembro 13, 2010

As Sepulturas dos Sagada

A vários quilómetros a norte de Manila, nas Filipinas, fica situado um dos mais bizarros cemitérios do mundo. Dezenas de caixões precariamente agarrados às rochas escarpadas contêm os restos mortais dos ancestrais do povo de Sagada que prefere este tipo de sepultamento, ao enterro no solo.
Apesar de apenas alguns caixões serem visíveis, precisamente aqueles que se encontram pendurados na escarpa, todo o rochedo aloja centenas deles. Estes têm sido acumulados ao longo de gerações em grutas profundas no seu interior, uma enorme catacumba natural. O povo de Sagada perpetua este ritual há mais de 2000 anos.
Todo o processo fúnebre, que pode parecer algo macabro aos nossos olhos sensíveis de ocidentais, tem início bem antes do sepultamento propriamente dito. Os pequenos caixões de madeira começam a ser executados pelos idosos quando sentem ter chegado a sua hora. Se já estiverem muito fracos ou incapacitados para tal trabalho, são os filhos ou os parentes mais próximos que o fazem, de modo que estejam concluídos a tempo de receber o corpo.

sexta-feira, novembro 12, 2010

Testamento

Se por acaso morrer durante o sono
não quero que te preocupes inutilmente.
Será apenas uma noite sucedendo-se
a outra noite interminavelmente.

Se a doença me tolher na cama
e a morte aí me for buscar,
beija Amor, com a força de quem ama,
estes olhos cansados, no último instante.

Se, pela triste monotonia do entardecer,
me encontrarem estendido e morto,
quero que me venhas ver
e tocar o frio e sangue do corpo.

Se, pelo contrário, morrer na guerra
e ficar perdido no gelo de qualquer Coreia,
quero que saibas, Amor, quero que saibas,
pelo cérebro rebentado, pela seca veia,

pela pólvora e pelas balas entranhadas
na dura carne gelada,
que morri sim, que não me repito,
mas que ecoo inteiro na força do meu grito.
Rui Knopfli

quinta-feira, novembro 11, 2010

Vou lá Visitar Pastores

Ruy Duarte de Carvalho (1941-2010) foi poeta, antropólogo, escritor e cineasta angolano.
Filho de um aventureiro caçador de elefantes, cresceu no Namibe, no Sul de Angola. Para além de regente agrícola e de criador de ovelhas, estudou cinema em Londres. Em 1982, obteve com um filme, “Nelisita”, o diploma da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris, tendo-se doutorado também aí, em 1986, em Antropologia Social e Etnologia, com uma tese sobre a produção da diferença cultural entre os pescadores da costa de Luanda. Foi professor em Luanda, Coimbra, São Paulo, Paris e Berkeley.
Escreveu vários livros: Como se o Mundo Não tivesse Leste (1977), Lavra – poesia reunida 1970-2000 (2005), Vou lá Visitar Pastores (1999), Os Papéis do Inglês (2001), Actas da Maianga (2003), As Paisagens Propícias (2005), A Câmara, a
Escrita e a Coisa Dita – Fitas, Textos e Palestras
(2008), Desmedida -
Luanda, São Paulo, São Francisco e Volta
(2008), A Terceira Metade (2009)
Foi também realizador de alguns filmes: Uma Festa para Viver (1976), O
Deserto e os Mucubais
(1976), Presente Angolano, Tempo Mumuíla (1979), O
Balanço do Tempo na Cena de Angola
(1982) Nelisita (1982), O Recado das
Ilhas
(1990).
O livro Vou lá Visitar Pastores, é um livro dificilmente classificável, porque é uma «exploração epistolar» sobre as idas e vindas do antropólogo pelo território Kuvale, situado a sul de Angola entre o Namibe (a antiga Moçâmedes) e as margens do Kunene. Consiste na «transcrição» de uma colecção de cassetes em que o narrador, pressupondo um interlocutor virtual, desenrola o relato das suas anotações de campanha, penetrando mais e mais no território do Outro (os kuvale), para melhor compreender a essência silenciosa da paisagem". (Adapt. de António Mega Ferreira, in "Visão", 30 de Junho de 2005)

quarta-feira, novembro 10, 2010

Talentos




Assista a mais uma surpreendente audição do Britain's Got Talent. O júri ficou surpreendido com os Spelbound. Não é para menos! A prestação destes ginastas é fabulosa e só tem rival com a que costumamos ver nas equipas de atletas chineses.
Ora veja, clicando aqui ! Se preferir assistir ao show, que deram na final, clique também aqui.

terça-feira, novembro 09, 2010

Ilha das Flores

Ilha das Flores é uma curta metragem de Jorge Furtado (1959), um cineasta brasileiro, que foi vencedora do Urso de Prata, no Festival de Cinema de Berlim, em 1990.
O documentário, Ilha das Flores, relata em aproximadamente 12 minutos, a grande problemática da actual sociedade de consumo: a riqueza e a desigualdade; o consumo versus o humanismo.
Faz-nos refletir sobre situação a que chegaram os homens em busca de alimento. Leva-nos a pensar sobre a abundância que há nas prateleiras dos supermercados, em resultado do sistema capitalista em que vivemos.
Está dramatizada com uma linguagem simples e lógica. Acompanha a trajectória de um simples produto, um tomate, desde a sua plantação até à altura em que é deitado fora. Este simples alimento que deveria estar à disposição de todos, é produzido não só para a própria subsistência do agricultor, mas também para a comercialização em massa, processo que gera lucro, riqueza e...desigualdade.
Veja, agora, este ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo.

segunda-feira, novembro 08, 2010

Peritos em Curvas

A Serra da Leba é uma das grandes maravilhas do Planalto da Huíla, no Lubango, Angola. Famosa pela sua altura e pela sua arquitectura natural a Serra da Leba destaca-se também pela rodovia, construída pelos portugueses, no tempo colonial. Esta estrada liga a cidade do Lubango à cidade do Namibe. Dada a morfologia e geologia do terreno os engenheiros que a conceberam tiveram que, para vencer o declive do terreno, dar-lhe a forma de uma serpente. Esta estrada estreita, não dispõe de qualquer protecção lateral, o que a transforma numa via perigosa ou mesmo fatal, por causa dos enormes precipícios laterais.
Proponho-lhe, hoje, que veja três vídeos. O primeiro mostra a beleza natural desta serra, localizada no sul de Angola. No segundo pode apreciar a perícia dos camionistas angolanos quando nela transitam. No terceiro vídeo poderá ver que, mesmo assim, há quem não a ache suficientemente perigosa. Não é de estranhar,portanto, que se possa cruzar com condutores que resolvem fazer corridas a mais de 100 Km/h, nesta estrada cheia de curvas (algumas em cotovelo) e com precipícios de um lado e do outro.


Os Camionistas na Serra da Leba.

As corridas na Serra da Leba

domingo, novembro 07, 2010

Mais Nola

Foi há cinco anos que o furacão Katrina devastou Nova Orleães (o nome da cidade é, geralmente, abreviada para NOLA, daí o título deste post). No terreno muito está ainda por fazer. Assim, os principais problemas da cidade são a sua difícil reconstrução após a destruição causada pelo Furacão Katrina, a pobreza, a criminalidade e o tráfico de drogas.
Apesar de todos estes problemas, a cidade não perdeu a alma e a sua essência como pode ver a seguir.
"Nova Orleães é a minha essência,
a minha alma,
a minha musa
" (Harry Connick, Jr.).
"Nova Orleães, a verdadeira Nova Orleães é a alma do país." (Winton Marsalis)
Proponho-lhe que veja, agora a apresentação que se segue. Ela procura mostrar toda a criatividade associada às diferentes formas de arte (pintura, escultura, arquitectura, música, danç, gastronomia,etc) que percorrem e marcam esta bela cidade e mais alguns testemunhos de personalidades que a amam.