sábado, outubro 23, 2010

Proibido

Acho que devemos fazer coisas proibidas – senão sufocamos.
Mas sem sentimento de culpa e sim como aviso de que somos livres.

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.

Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.

Clarice Lispector

sexta-feira, outubro 22, 2010

Não será preciso castigar os homens




Educai as crianças e não será preciso castigar os homens.

Em qualquer triângulo rectângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos.

Pitágoras

quinta-feira, outubro 21, 2010

O melhor de uma pessoa

A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer actualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?

Não quero que a minha casa seja cercada por muros por todos os lados e que as minhas janelas estejam tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível.

Mahatma Gandhi

quarta-feira, outubro 20, 2010

A diferença entre o bem e o mal





A primeira ideia que uma criança precisa de ter é a da diferença entre o bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar de que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a actividade.
Maria Montessori

segunda-feira, outubro 18, 2010

domingo, outubro 17, 2010

Assim vai o mundo...

A situação da fome em alguns países lusófonos é alarmante, porque se verificou um aumento no índice de fome na Guiné-Bissau, em Moçambique e em Angola .
De acordo com o Índice da Fome no Mundo em 2010, mil milhões de pessoas são atingidas pelo flagelo que tem assumido proporções alarmantes em perto de trinta países devido a conflitos e miséria.
O estudo que incidiu sobre cento e vinte e dois países, retrata quatro cenários onde os níveis de fome são “extremamente alarmantes”. República Democrática do Congo, Burundi, Chade e Eritreia constituem os estados em que o flagelo da fome conhece maior dimensão.
A Guiné-Bissau, Moçambique e Angola integram a lista de vinte cinco estados que têm um nível de fome “alarmante”, ao lado de países como o Zimbabué, Togo, Iémen, Sudão, Ruanda, Haiti, Serra Leoa ou Etiópia. Angola está no nível alarmante com 20 pontos.
Este índice, elaborado pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares, é calculado através de três indicadores: a taxa de mortalidade infantil, o baixo peso infantil e a proporção de população subnutrida.
O índice apresenta os países numa escala de 100 pontos, sendo zero a melhor pontuação - sem fome - e 100 a pior, apesar de nenhum desses dois extremos ser alcançado na prática.
Uma pontuação superior ou igual a 20 revela níveis alarmantes de fome num país, e mais de 30 é "extremadamente alarmante".
A divulgação do Índice da Fome no Mundo 2010, sublinha também que a República Democrática do Congo tem conhecido a maior deterioração de indicadores.
Não é possível reduzir a fome, se não secombater a pobreza nestes países!