sábado, setembro 18, 2010

Porto Alegre

Hoje proponho-vos que apreciem dois vídeos sobre a cidade brasileira de Porto Alegre.
O primeiro, é um vídeo em inglês, que de uma maneira extraordinária consegue captar a eclética personalidade de Porto Alegre.
O segundo, é um vídeo em português, feito em homenagem a esta cidade do sul do Brasil.
Porto Alegre é um município brasileiro e a capital do estado do Rio Grande do Sul.
Com uma área de 476,3 km², possui uma geografia diversificada, com morros, regiões planas e um grande lago, o Guaíba, distando 2.027 quilômetros de Brasília, a capital nacional.
A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais portugueses açorianos, na primeira metade do século XVIII. No século XIX contou com o afluxo de muitos imigrantes alemães e italianos, recebendo também contingentes menores de espanhóis, africanos, polacos e libaneses. Desenvoleu-se com rapidez, e hoje abriga mais de 1,4 milhões de habitantes. A cidade enfrenta muitos desafios, comuns a outras grandes metrópoles, entre eles a grande quantidade de população que ainda vive em condições de pobreza extrema. Apesar de tudo é uma cidade que ostenta mais de 80 prémios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar ou para o entretenimento. A ONU considerou, recentemente, Porto Alegre como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil. Em 2009, foi a capital brasileira que apresentou a menor taxa de desemprego tendo figurado na lista da PricewaterhouseCoopers entre as cem cidades mais ricas do mundo.


Agora aprecie também o segundo vídeo, daquela que é considerada a cidade Capital dos Gaúchos.
Já agora, sabia que é em Porto Alegre que se realiza o Fórum Social Mundial?

sexta-feira, setembro 17, 2010

Metodologia ou Tecnologia?

Metodologia ou Tecnologia? Eis a questão!
Mais outro excelente vídeo destinado à reflexão de pais, alunos, professores e educadores, no geral.
Será que só por si as novas tecnologias são ferramentas mágicas na melhoria da educação e do processo de ensino aprendizagem?
Vale a pena ver! Vale a pena reflectir!

quinta-feira, setembro 16, 2010

Berlim Alexanderplatz

Berlim Alexanderplatz, é considerado uma das obras-primas da moderna literatura europeia, e um romance de Alfred Döblin publicado em 1929, na época do expressionismo alemão.
O romance conta a história de Franz Biberkopf, um homem forte com uns 30 anos de idade e 1,80m de altura, que trabalhava como transportador antes de ser preso.
O romance foi transposto (1980) para televisão sob a forma de uma minissérie adaptada e dirigida por Rainer Werner Fassbinder, tendo no elenco Günter Lamprecht, Hanna Schygulla, Barbara Sukowa, Elisabeth Trissenaar e Gottfried John.
Alfred Döblin (1878) é um médico alemão de origem judaica. Em 1929 obtém sucesso mundial com o romance "Berlim Alexanderplatz". Fugindo ao nacional-socialismo e ao clima de perseguição enfrentado pelos judeus, Alfred Döblin emigra primeiramente para França em 1933 e foge para os EUA em 1940 depois da invasão nazi. Em 1941 Döblin converte-se à religião católica num acto revestido de alguma polémica entre a comunidade intelectual alemã exilada nos EUA.
Em Outubro de 1945, Alfred Döblin é um dos primeiros e regressar do exílio e a envolver-se activamente no "saneamento" e renascimento da actividade cultural alemã do pós-guerra.
Não deixe de ler Berlim Alexanderplatz. É considerado um dos 100 livros mais importantes de sempre.

quarta-feira, setembro 15, 2010

Feira Alternativa

A Feira Alternativa é uma tradição na cidade de Lisboa. Vai acontecer de novo (sexta edição) nos dias 17, 18 e 19 de Setembro de 2010 em Lisboa, no Jardim Tropical, em verdadeira comunhão com a natureza.
Esta é uma boa notícia para quem simpatiza com estilos de vida saudáveis e alternativos. Ali encontrará novidades sobre alimentação natural, ecologia e sustentabilidade, artesanato ambiental, turismo rural, medicinas e terapias alternativas e desenvolvimento pessoal.
Haverá também palestras, workshops , aulas, espectáculos, e partilha de experiências.
Poderá aprender a reciclar e a poupar recursos que não são inesgotáveis!
Poderá aprender a transformar o seu quotidiano tornando a vida mais simples mas cheia de sentido.
Poderá aprender, em suma, a mudar velhos hábitos...
Ver o mundo de outra maneira e não contribuir para a sua degradação, são as ideias base da Feira Alternativa, que tem contado com o apoio e envolvimento de entidades como a Quercus, a AMI, a Liga Portuguesa do Direito do Animal, a CML e o Turismo de Lisboa.

terça-feira, setembro 14, 2010

Estudo Errado

Para comemorar o início de mais um ano lectivo escolhi o vídeoclipe Estudo Errado que tem como base uma canção de Gabriel O Pensador.
Esta postagem é destinada a professores, pais e alunos. Com ela é possível reflectirmos sobre o papel da família, da escola e do estudante no processo de formação da sociedade.
Gabriel O Pensador (1974) é o nome artístico de um cantor e compositor brasileiro.
Gabriel transformou-se num dos maiores nomes do rap e pop brasileiro e diferenciou-se de boa parte dos seus pares por ser branco e da classe-média. Mas, desde o começo da sua actividade profissional que tem feito letras de crítica social e moral, como acontece na música rap.
O Pensador apareceu no fim de 1992, quando ainda era estudante de Comunicação Social, com a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)". O personagem da letra era Fernando Collor de Mello, que tinha acabado de renunciar ao cargo. Gabriel lançou em 1993 o seu primeiro disco (Gabriel o Pensador), que foi um sucesso graças às faixas, "Lôraburra" e "Retrato de um Playboy", além de "Lavagem Cerebral".
Em 1995, lançou o álbum "Ainda É só o Começo", que provocou polémica com as músicas "Estudo Errado" e "FDP³".
Dois anos depois, lança "Quebra-Cabeça". Com o sucesso em Portugal, e após ser a atracção escolhida pela banda irlandesa U2 para fazer a abertura dos seus shows brasileiros em 1998, Gabriel prosseguiu com o disco "Nádegas a Declarar", lançado no fim de 1999.
Em 2001, Gabriel lançou o seu quinto disco, "Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)".
Em 2003, Gabriel lança em CD e DVD, os seus maiores sucessos. "Cavaleiro Andante" foi o sétimo disco de Gabriel, o Pensador, lançado em 2005.

segunda-feira, setembro 13, 2010

Nenhuma Estrela Caiu

Proponho-lhe que oiça Mísia a cantar o poema de José Saramago - Nenhuma Estrela Caiu.
Mísia (nome artístico) é uma cantora de fado, nascida no Porto, fruto do amor de um português por uma salerosa bailarina espanhola. A sua vida pessoal e artística tem girado entre Portugal e Espanha. Esta mulher de pele branca, cabelo preto, olhos em arco e ar arrojado suscitou, por vezes algum espanto no meio artístico português. Quem era aquela jovem de franja negra e olhos intensos que aparecia a querer saber o que era o fado sem pedir licença a ninguém? Ainda por cima a querer romper com a tradição usando sonoridades e letras pouco vulgares?
Mísia às origens mais formais do fado foi buscar sustentação para se lançar noutros voos. Juntou sonoridades (instrumentos que este género não ouvia há muitos anos - o violoncelo, o acordeão e o piano) e principalmente, descobriu um mundo novo de palavras, rico em liberdades poéticas. Começou a cantar os mais importantes nomes da literatura portuguesa: Lídia Jorge, Mário Cláudio, Eduardo Prado Coelho, Vasco Graça Moura, Agustina Bessa Luís e José Saramago.
Os discos foram-se sucedendo:"Mísia" (1991); "Fado" (1993); "Tanto menos, tanto mais" (a meio da década de 90) e "Garras dos Sentidos" (1998). Maria João Pires acompanha-a no disco lançado quase de imediato, "Paixões Diagonais" que cruza muitas estreias de autores, tantos nas melodias como nas letras.
A nova década, porém, dá lugar à tradição. Quer fazer uma evocação às casas de fado, aos textos populares, e grava Ritual (em 2001). Carlos Paredes e as suas melodias, que Mísia enche das palavras comovidas de uma verdadeira homenagem ao mestre da guitarra, dão corpo a "Canto", em 2003, premiado pela crítica especializada na Alemanha.
Outras histórias, influências e tradições misturam-se em "Drama Box" (2005): como o tango, o bolero e o fado. Este é um disco repleto de afectos sonoros e cumplicidades artísticas: Fanny Ardant, Miranda Richardson, Ute Lemper, Carmen Maura, Maria de Medeiros e Sophia Calle participam no projecto, depressa transformado em espectáculo ao vivo. Esta procura das emoções que ilustram o "fado" de outras culturas está aliás agora bem presente em "Ruas" (de 2009).
Já agora, sabia que Mísia foi declarada pelo jornal El País, uma das 100 personalidades mais importantes de 2009? Sabia que em Espanha já a chamam de "La Reina Del Nuevo Fado"?
Já agora sabia que há também uma cantora japonesa com o mesmo nome? É verdade! Há mesmo!

domingo, setembro 12, 2010

Palavras para quê...

Não há palavras para descrever o desastre ecológico provocado pelo derrame de petróleo (BP) no Golfo do México e as suas consequências. Proponho-lhe que veja a apresentação que escolhi para hoje. Contém imagens que dificilmente encontrará na comunicação social.
O início deste desastre ocorreu no dia 20 de Abril, quando a plataforma Deepwater Horizon explodiu no Golfo do México. Onze trabalhadores morreram.
Dias depois, a plataforma afundou-se. Começou, então, a maré negra.
As primeiras observações estimaram que mil barris de petróleo fossem derramados por dia, mas os testes da Guarda Costeira americana elevariam o número para 5 mil barris diários. A estimativa viria a ser revista, em alta, várias vezes.
As tentativas de estancar duas fugas no oleoduto ligado à plataforma, com submarinos robotizados, fracassaram. Equipas de emergência efectuaram a queima controlada da mancha negra.
No início de Maio, o Governador da Flórida decretou o estado de emergência. O mesmo fez o Louisiana, onde também chegou a maré negra.
Doze dias após a explosão da plataforma, o presidente dos Estados Unidos visitou a zona afectada e incriminou a BP. Obama haveria de regressar mais três vezes.
No dia 10 de Maio, a BP reconheceu que a instalação de uma “tampa” no poço de petróleo não resultou.
A 17 de Junho, o presidente executivo da BP foi ouvido no Congresso. Tony Hayward pediu desculpas e disse que tudo estava a ser feito para parar o derramamento. Depois de ter atingido Louisiana, Mississipi, Alabama e Flórida, a maré negra chegou ao Texas.
Em meados de Julho, a BP conseguiu, pela primeira vez, estancar a fuga de petróleo, fechando todas as válvulas da nova tampa colocada nos tubos danificados.
Neste momento a selagem definitiva do poço de petróleo está concluída e o derrame foi contido. Quem sabe o que acontecerá naquela região nos próximos anos? Há quem diga que o impacto ambiental provocado por este desastre far-se-á sentir durante 100 anos!