sábado, junho 12, 2010

A Cerca Moura

A Cerca Moura de Lisboa, também chamada Cerca Velha, é um monumento nacional que consiste nos vestígios da antiga estrutura defensiva da cidade, que pode ainda hoje observar-se, de modo parcial, em várias freguesias do bairro de Alfama. A muralha original foi provavelmente erigida no período romano (sécs. III-V) e depois muito possivelmente refeita e reforçada no período islâmico (sécs.VIII-XII). Grande parte da estrutura que se mantém actualmente, deve ser deste último período da história de Lisboa (cerca do séc. X). A muralha que defendia Lisboa (Al-Ušbuna) teria, segundo Augusto Vieira da Silva, aproximadamente 1250m de comprimento na sua extensão total, 2m a 2,5m de espessura e abrangia no seu interior uma área com cerca de 15,6 hectares. Deste modo, a área total de Al-Ušbuna, aquando do seu apogeu em finais do séc. XI, seria de aproximadamente 30 hectares. A juntar à já referida área intramuros, devem-se acrescentar dois arrabaldes, que teriam uma área conjunta de 15 hectares. Neste espaço, admite-se que Al-Ušbuna teria uma população na ordem dos 20 ou 30.000 habitantes, comparável aos grandes portos de Málaga e Almeria.
Proponho-lhe que veja o excerto de um filme com a Cerca Moura.
Neste excerto podem-se visualizar três torres e um extenso pano de muralha do lanço Oriental da Cerca Moura ou Velha. De destacar a Torre pentagonal, parte do actual Palácio de Belmonte, o pano de muralha localizado nos Pátios das Oficinas do Museu de Artes Decorativas Portuguesas (MADP), e que é parte constituinte do MADP.


sexta-feira, junho 11, 2010

A Bolívia é...

A Bolívia é o meu país!
(...) um país multicultural, com muitas riquezas, várias línguas dentro do mesmo território, com uma gastronomia diversificada e principalmente com diversos sítios para conhecer e para descobrir.
Alvaro Suarez Araújo - 12º C

Aproveite o convite do Alvaro e visite a Bolívia.
A Bolívia é um país situado no centro-oeste da América do Sul. Está limitado a norte e a leste pelo Brasil, a sul pelo Paraguai e pela Argentina e a oeste pelo Chile e pelo Peru. Juntamente com o Paraguai, é um dos dois únicos países do continente americano, sem litoral marítimo. Também é o oitavo país mais extenso deste continente e o vigésimo sétimo do mundo. A capital oficial e sede do poder judiciário é Sucre e a sede do governo (poder executivo e legislativo) é La Paz.
A Bolívia é um país multicultural com muitas riquezas naturais e arqueológicas. Destaca-se a cultura Tiwanaku (na parte ocidental do país, próximo do lago Titicaca) cujos conhecimentos avançados foram legados ao Império Inca. Menos conhecidos são os vestígios culturais arqueológicos na região oriental tropical da Bolívia onde, entre outras, se desenvolveu a Cultura Hidráulica das Lomas, nas planícies de Moxos.
O estado boliviano foi fundado sob o nome de República Bolívar em homenagem ao seu libertador, Simón Bolívar. Posteriormente (1825), passou a designar-se por Bolívia. Como a Bolívia é um país sem litoral, o ocidente do país está situado na cordilheira dos Andes, com o pico mais elevado, o Nevado Sajama, a chegar aos 6542 metros. O centro do país é formado por um planalto, o Altiplano, onde vive a maioria dos bolivianos. O leste do país é constituído por terras baixas, e coberto pela floresta húmida da Amazónia. O lago Titicaca situa-se na fronteira entre a Bolívia e o Peru. No ocidente, na região de Potosi, encontra-se o Salar de Uyuni, a maior planície de sal do mundo.
As cidades principais são La Paz, Sucre, Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba.
A região Oriente, a norte e leste, compreende três quintos do território boliviano, é formada por baixas planícies de muitos rios e grandes pântanos. No extremo sul localiza-se o Chaco boliviano, pantanoso na estação chuvosa e semi-desértico nos meses de seca. A nordeste da bacia Titicaca visualizam-se montanhas extremamente altas de 3.000 a 6.500 metros.
Os Andes atingem a Bolívia e dividem-se em duas grandes cadeias, a Oriental e a Ocidental. Nota-se que a cordilheira Ocidental é formada por vulcões inactivos ou extintos, e as rochas que a compõem são formadas por lava vulcânica petrificada. A cordilheira Oriental é composta por diversos tipos de rochas e areia.
Aproveite e descubra a cultura boliviana que apresenta aspectos extraordinários e pouco conhecidos.

quarta-feira, junho 09, 2010

Noite de Saudade

A noite vem pousando devagar
Sobre a terra, que inunda de amargura…
E nem sequer a bênção do luar
A quis tornar divinamente pura…

Ninguém vem atrás dela a acompanhar
A sua dor que é cheia de tortura…
E eu ouço a noite imensa soluçar!
E eu ouço soluçar a noite escura!

Porque és assim tão ’scura, assim tão triste?!
É que, talvez, ó noite, em ti existe
Uma saudade igual à que eu contenho!

Saudade que eu nem sei donde me vem…
Talvez de ti, ó noite!… Ou de ninguém!…
Que eu nunca sei quem sou, nem o que tenho!
Florbela Espanca

terça-feira, junho 08, 2010

Entre o Alva e a Estrela

O rio Alva é um afluente do Mondego. Nasce na encosta sudoeste da Serra da Estrela e percorre cerca de 105 km até desaguar no Rio Mondego (no Porto da Raiva).

A história conta que o rio Alva e o rio Mondego são rios irmãos porque as suas nascentes têm a mesma mãe (Serra da Estrela).
A diferença é que percorrem vertentes opostas. O rio Mondego é mais calmo e maduro. O rio Alva, mais jovem e rebelde, rompeu pelas encostas escarpadas da Serra da Estrela, no ímpeto de apanhar o seu irmão Mondego. Ambos se confrontam em fúria na localidade que hoje tem o nome de Porto da Raiva.
O Alva percorre um caminho sinuoso entre as encostas da Serra da Estrela e da Serra do Açor. Várias localidades cresceram nas suas margens (onde existem praias fluviais) como São Gião, Avô, Penalva de Alva, Caldas de São Paulo e a aldeia de Sandomil.
Se puder dê um escapadela até esta região. Vale a pena. Para lhe aguçar o apetite proponho-lhe que veja, o álbum com mais algumas imagens desta bela região do país.

segunda-feira, junho 07, 2010

"Hoje vou à escola"

Na sua coluna de opinião do Diário de Notícias a Drª Mª José Nogueira Pinto debruça-se sobre o debate que aconteceu na Escola Secundária do Lumiar sobre a eutanásia. Leia aqui o texto integral da crónica desta deputada. Maria José Nogueira Pinto foi uma das participantes da iniciativa dinamizada pelo aluno João Silva (do 11º C) que contou ainda com a presença do deputado Rui Prudêncio (representante do PS), duas representantes do partido ecologista Os
Verdes (Drª Cláudia Madeira), uma enfermeira (Isabel Vilaça) e uma psicóloga (Drª Alda Morgado). Confira aqui.
Com a organização deste debate o aluno João Silva conseguiu atingir alguns objectivos, dar visibilidade a este assunto, à sua iniciativa e à escola onde estuda. Parabéns!

A Eutanásia

No âmbito da disciplina de Filosofia os alunos do 11º ano discutiram e trabalharam o tema da eutanásia.
João Silva, aluno do 11º C fez uma apresentação em power point e dinamizou um debate sobre o assunto. Convidou dois deputados (representantes do PS e do PSD), duas representantes do partido ecologista os verdes, uma enfermeira e uma psicóloga. Na assistência estiveram alguns professores e alunos dos 12º e 11º anos. Um tema pertinente a exigir reflexão urgente. Veja a apresentação elaborada pelo João Silva.

domingo, junho 06, 2010

Garmisch-Partenkirchen

Garmisch-Partenkirchen é, simultaneamente, uma pequena cidade mercado e um município (Markt) da Alemanha. Está localizada na região administrativa de Alta Baviera próximo da fronteira com a Áustria..
Garmisch-Partenkirchen é, também, uma estância de desportos de inverno e foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1936. O estádio Große Olympiaschanze foi o local onde se realizaram as cerimónias de abertura e encerramento destes jogos.
Mas, o encanto desta localidade está na beleza das suas casas e na capacidade de conservação das mesmas.