sábado, maio 15, 2010

Um Real de Amor

Poesia, parceria, amizade e cumplicidade.
Encontra isto e muito mais, nestes excelentes cantores e compositores brasileiros: Fagner e Zeca Baleiro.
Não perca a oportunidade de os ver e ouvir interpretando Um Real de Amor.
Fique com esta dupla de sucesso! É um casamento artístico extraordinário.



sexta-feira, maio 14, 2010

Uma Quinta Maçon

Os alunos das turmas B e A do 11ºano da Escola Secundária do Lumiar, fizeram uma visita à Quinta da Regaleira, situada na bela vila de Sintra. Esta lindíssima Quinta só abriu ao público em 1997 . Pelo facto de abranger uma grande biodiversidade de flora, ser considerada património cultural artístico, e principalmente por ser um local com grande valor simbólico, disto iremos falar nesta reportagem, mais precisamente do Patamar dos Deuses.
O Patamar dos Deuses está situado no jardim, é uma das principais atracções para quem visitar a Quinta.
O Patamar dos Deuses é constituído por 10 estátuas, 9 de deuses e uma de um leão. Foram lá postas para nos fazer lembrar a “Divina Comédia” de Dante Alighieri e os 9 círculos do capítulo do Inferno e a jornada iniciática que alguém tem de realizar para entrar numa ordem Maçon. Estes 9 Deuses romanos são Hermes , Vulcano, Dionísio , Pã , Ceres , Flora, Vénus, Orpheu e Fortuna, divididos em dois espaços pelo leão. Vamos então começar por Hermes. Este era o mensageiro dos deuses e filho de Zeus, e devido à sua prudência e habilidade era o deus protector dos caminhos e dos viajantes. Por esse facto é que ele talvez esteja no jardim. Tinha fama de engenhoso por isso atribui-se-lhe a invenção da lira, do alfabeto, dos números, dos pesos e medidas, etc.
Vulcano é o deus romano do fogo. A sua figura era representada por um ferreiro, sendo ele quem forjava os raios para Júpiter. Este era o mais feio dos deuses, por isso em bebé foi lançado do Monte Olimpo para um vulcão para ficar escondido. Ele era casado com Vénus, que lhe era infiel. Para desmascarar a sua infidelidade ele armou uma armadilha na sua cama para a apanhar. Depois temos Dionísio, deus grego do vinho, que foi unido à carne de Zeus por ter nascido prematuramente e apesar deste facto representa a força reprodutora e fertilizante da natureza. Pã era o deus grego das pastagens, bosques e rebanhos. Este está representado na sua forma mais humana tendo corpo de homem, quando normalmente é representado com chifres, barba, pernas e cauda de cabra, e por esse motivo ele representa o medo irracional de algo estranho.
Ceres era a deusa das plantas que brotam (particularmente dos grãos) e do amor maternal. A palavra cereal deriva de Ceres, comemorando a associação da deusa com os grãos comestíveis. O nome Ceres também significa "crescer".
Flora na mitologia romana, é uma ninfa das Ilhas Afortunadas. Flora é a potência da natureza que faz florir as árvores e preside a “tudo que floresce” representando assim o novo homem depois de encontrar a “luz”.
Vénus é a deusa do Amor e da Beleza, o mito do seu nascimento conta que surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, tendo sido gerada pelas espumas. Ela lembra-nos a razão pela qual se voltou ao antropocentrismo na arte.
Orpheu, um semi-deus, foi o herói grego que tentou ir ao sub mundo para salvar a sua amada. Mas, infelizmente não o conseguiu porque quebrou uma importante regra, olhou para trás quando Hades lhe disse, que a única forma de sair dali com a sua mulher, era não olhando para trás enquanto estivesse a subir (lembrando deste modo outro dos princípios da maçonaria).
Fortuna, representa melhor a caminhada de iniciação pelo facto de ser a deusa romana da sorte (boa ou má) e da esperança. Ela geralmente é representada com a vista tapada pois distribuía os seus desígnios aleatoriamente. Por fim temos o Leão que representa o guardião dos portões do sub mundo, como no poema da “Divina Comédia” de Dante Alghieri, representando assim também o início da jornada de iniciação. Para reforçar esta ideia ainda estão nos dois candeeiros à frente do leão os animais que representam os 4 elementos para ajudar na caminhada: a salamandra (fogo), a tartaruga (água), o sapo (terra), e o caracol (ar) que também é um dos maiores símbolos da maçonaria. Este é um jardim que se deve visitar pelo menos uma vez na vida e que se deve olhar com os olhos e com a cabeça pois tem grandes segredos para nos mostrar.
Bruno Pascoal, Guilherme e Nuno

quinta-feira, maio 13, 2010

O menino que domou o vento

Escondido entre a Zâmbia, a Tanzânia e Moçambique, o Malawi é um país rural com 15 milhões de habitantes. A três horas de carro da capital Lilongwe, a vila de Wimbe, vê um rapazito de 14 anos a juntar entulho e madeira perto de casa. A aparente brincadeira fica séria quando, dois meses depois, o menino ergue uma torre de cinco metros de altura. Uma roda de bicicleta, peças de trator e canos de plástico ligam-se no alto da torre e, de repente, o vento faz girar umas pás. Ele liga um fio e uma lâmpada acende-se. O menino acaba de criar eletricidade utilizando para isso a energia eólica.
Como é que foi possível isto acontecer?
Foi possível consultando dois livros de física elementar e juntando um monte de lixo. Conseguiu assim, utilizando o vento, produzir energia eléctrica. Com esta energia o jovem abastece lâmpadas e telemóveis na sua vila do interior da África.
O menino e a importância das suas descobertas cresceram. William Kamkwamba, agora com 22 anos, já foi convidado para talk shows e deu palestras no Fórum Económico Mundial. Tem um site oficial, uma autobiografia (The Boy Who Harnessed the Wind - O Menino que Domou o Vento) e um documentário a caminho. Este enorme sucesso deve-se à conjugação de diversos factores: miséria, dedicação, senso de oportunidade e uma enorme quantidade de lixo.
A miséria impediu-o de continuar na escola. Começou, então, a frequentar uma biblioteca comunitária a 2 km de casa. No meio de três estantes com livros doados pelo Reino Unido, EUA, Zâmbia e Zimbábue, Kamkwamba encontrou obras de ciências e física. Um dos livros de física explicava como funcionam motores e geradores. "Eu não entendia inglês muito bem, então associava palavras e imagens e aprendi física básica." O outro livro chamava-se Usando Energia. Tinha moinhos na capa e afirmava que eles podiam bombear água e gerar eletricidade. "Bombear um poço significava irrigar, e meu pai podia ter duas colheitas por ano. Nunca mais passaríamos fome! Então decidi construir um daqueles moinhos."
"Estás a fumar muita maconha. Estás a ficar maluco." Era isso que Kamkwamba ouvia enquanto carregava sucata e canos para seu projecto. "
"Conseguimos energia para quatro lâmpadas e as pessoas começaram a vir carregar os seus telemóveis".
A história chegou aos ouvidos do director da ONG que mantinha a biblioteca. Ele trouxe a imprensa e o rapaz foi destaque no jornal local. E daí para a frente tudo mudou. Segundo disse nas suas entrevistas "Agora posso ler à noite e a minha família pode irrigar a plantação".
Continuou a estudar e apesar de não ter mudado em nada a sua humildade, o sucesso e as oportunidades de estudo tornaram-no mais ambicioso: "Quero voltar ao Malawi e instalar energia barata e renovável nas vilas".
Escrito por William Kamkwamba em conjunto com o jornalista Bryan Mealer, The Boy Who Harnessed the Wind foi lançado em 29 de Setembro nos EUA e ficou entre os dez mais, da livraria virtual Amazon.

quarta-feira, maio 12, 2010

Graças ao Google Earth...

Graças ao Google Earth, descobriu-se a maior represa construída por castores. As novas tecnologias têm destas coisas e as imagens de satélite revelaram que a construção foi edificada entre 1975 e 1990. Esta obra de arquitectura natural, com 850 metros, foi levada a cabo pela maior espécie de roedores do Hemisfério Norte: o castor americano.
Este roedor, é um dos símbolos oficiais do Canadá e possui enormes habilidades arquitectónicas. Constroem represas nos rios (com troncos de árvores, pedras e lama) como abrigo para escapar aos predadores e garantir o acesso aos alimentos durante o Inverno.
Recentemente, um investigador canadiano descobriu numa remota zona do Noroeste do país (Parque Nacional de Wood Buffalo), uma construção com 850 metros de comprimento.
Esta represa foi descoberta porque é visível a partir do espaço. Foi detectada durante a análise de imagens do “Google Earth” em 2007. Em imagens de satélite datando de 1975 a construção não existia, mas em 1990 sim, pelo que terá sido edificada neste intervalo de tempo.

terça-feira, maio 11, 2010

Luar

Paisagem

Deve haver lua.

Ela já aparece um pouco

além.

E hei-la cheia suspensa no ar.

É sem dúvida deus

que com uma prodigiosa

colher de prata

remexe a sopa de estrelas

Vladimir Maiakovski, 1916, 33 Poesias (tradução de Adolfo Luxúria Canibal)

segunda-feira, maio 10, 2010

O Rei da Flauta de Pã

Músico (flautista) e compositor, descoberto pelo pesquisador musical suíço Marcel Cellier, Gheorghe Zamfir, é considerado o Rei da Flauta de Pã. Nasceu em 1941, na cidade de Gaesti, na Roménia. Tem mais de 200 álbuns e CDs editados e já vendeu mais de 40 milhões de discos. Em 1966, Gheorghe Zamfir lançou o seu primeiro disco. Desde então, fez gravações com grandes orquestras e tem produzido verdadeiras obras de arte clássica e religiosa.
Desde a década de 1960, que Zamfir é ouvido em todas as grandes igrejas e catedrais(principalmente evangélicas) de todo o mundo, devido aos inúmeros hinos que toca.
Ficaram famosos, também, os lendários shows que deu no Carnegie Hall em Nova York, no Royal Albert Hall em Londres, no Olympia de Paris, em Xangai, em Tóquio e na cidade do Cabo. Embora a residir no Canadá é, no entanto, em Paris e Bucareste, que ensina a flauta de pã romena.
A imprensa e o público consideram-no como o Verdadeiro Virtuoso ou como o Maestro ou o Rei do da Flauta de Pã. É visto em todo o mundo como como um ícone ou uma lenda viva.
Aprecie este excelente músico!

domingo, maio 09, 2010

O Dia da Europa

A 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa comunitária. Nesse dia, em Paris, Robert Schuman leu e comentou uma declaração redigida por Jean Monet, dando imediatamente uma ideia da proposta, que viria a ser conhecida como a “Declaração Schuman”. Esta proposta é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. O dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu, denominado como o Dia da Europa, que, juntamente com a moeda única (o Euro), a bandeira e o hino identificam a “instituição” União Europeia. No Dia da Europa é hábito desenvolverem-se actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.
Neste dia proponho-lhe que aprecie imagens das capitais dos 27 países da União Europeia.