quarta-feira, dezembro 15, 2010

Um Guia Prático

O governo decidiu que, em Portugal, a aplicação do acordo ortográfico nas escolas, começará no próximo ano letivo e que a administração pública o terá a partir de janeiro de 2012.
Quer queiramos quer não, quer estejamos de acordo ou não, ele entrará em vigor. Assim, deixo-lhe, sob a forma de apresentação, um Guia Prático sobre o Acordo Ortográfico. Se mesmo assim continuar com dúvidas pode consultar, aqui, o Portal da Língua Portuguesa que tem disponível no seu site o download gratuito de um conversor do novo Acordo Ortográfico, o Lince.
Para que melhor possa reflectir sobre o assunto, aproveito, para lhe dar a conhecer a opinião do escritor Francisco José Viegas. Aproveite, também, para ver aqui e aqui outras opiniões.
"É uma corrida contra o tempo e o Brasil está à frente. Portugal esperou que Angola e Moçambique assinassem o protocolo, mas não percebeu que, mal o acordo entrasse em vigor no Brasil, nada havia a fazer e que daqui a uns anos haverá apenas uma versão de ‘português’ na internet.
Cada um escreverá literatura como quiser, e não haverá coimas, perseguições e castigos públicos; mas a existência de uma norma ortográfica não faz mal a ninguém. A língua é uma máquina flutuante e o Português não nos pertence por inteiro. Na verdade, não são as musas que choram; são as consoantes mudas, sobretudo
".
Francisco José Viegas

Sem comentários: