sexta-feira, dezembro 17, 2010

Um Deserto Misterioso

O deserto Badain Jaran, localiza-se no norte da China, na Região Autónoma da Mongólia Interior. Está limitado a Norte pelo deserto de Gobi; a leste pelo Monte Lang; a sudoeste pelo Corredor de He Xi e a oeste pelo rio Ruo Shui, ou Ejina. É o quarto maior deserto do mundo e o tereceiro maior da China, cobrindo uma área de, aproximadamente, 49 000 km2. É uma paisagem assombrosa e inesperada porque tem características únicas e fantásticas. Possui algumas das dunas fixas, mais altas do mundo. Algumas atingem os 450/500 m de altura e os 5 km de comprimento e, entre elas, existem lagos relativamente grandes.
O próprio nome deste Deserto, Badain Jaran, significa no dialecto local daquela região da Mongólia, Lago Misterioso.
Outra característica estranha é que estas dunas, são húmidas no interior, embora naquela região as chuvas só atinjam os 40 mm anuais, pelo que é impossível que sirvam para sustentar o nível da água destes lagos. Este mistério foi, contudo, desvendado há bem poucos anos. Como noticiou a revista Nature, cientistas chineses, australianos e britânicos descobriram, no deserto de Badain Jaran, sinais de humidade a cerca de 20 centímetros debaixo da areia.
Esta descoberta explica por que razão as dunas de Badain Jaran, resistem à erosão eólica. «Esta água age como um agente de coesão, dando -lhes uma enorme resistência contra a erosão e os deslizamentos de areia», indica o estudo.
Na perspectiva daqueles investigadores, a água retida debaixo das dunas não provém dos 72 lagos disseminados pela paisagem do Badain Jaran, mas da fusão das neves dos montes Qilian, situados 500 quilómetros a Sudoeste. Assim, a água escorre pelas falhas das montanhas e segue depois, através de camadas profundas das rochas, para finalmente chegar às dunas e aos lagos de Badain Jaran. Qualquer coisa como um gigantesco rio subterrâneo que não tem outra opção senão atravessar o deserto. Segundo os cálculos dos cientistas, 500 milhões de metros cúbicos de água poderão estar contidos debaixo do deserto.
Portanto, estas dunas, contêm gigantescas reservas de água subterrâneas, que poderão suprir a crónica falta de água existente no Norte da China.
Apesar de alguns destes lagos serem de formação recente, outros são muito antigos e possuem uma elevada salinidade.
As vistas são imponentes se considerarmos que algumas das dunas que rodeiam os lagos, podem alcançar os 500 metros de altura. Além disso, as dunas "cantam". Ao entardecer, os ventos fortes que se fazem sentir arrastam as areias dunas abaixo, produzindo um som semelhante ao que é emitido por um enorme sino ou ao produzido por um gigantesco tambor.
O Badain Jaran não é um "mar de morte", como se poderia imaginar. É, antes pelo contrário, um deserto com muita vida. Ali existe um mosteiro budista com os seus monges desde 1755 e pastores com camelos, que vivem no meio das suas gigantescas dunas.
Agora veja esta maravilha da natureza através da apresentação que escolhi para hoje.

Sem comentários: