domingo, dezembro 19, 2010

Os Irmãos Marx

Os Marx foram um grupo de irmãos comediantes, que fizeram, teatro, cinema e televisão.
Nascidos em Nova Iorque, os irmãos Marx eram filhos de imigrantes judeus. Estes cinco rapazes mostraram talento musical desde a infância. Chico (Leonard Marx, 1887 - 1961), Harpo (Adolph Arthur Marx, 1888 - 1964), Groucho (Julius Henry Marx, 1890 - 1977), Gummo (Milton Marx, 1892 - 1977), e Zeppo, (Herbert Marx, 1901 - 1979). Tiveram outro irmão, Manfred, que morreu no ano do seu nascimento, 1886.
Harpo, podia tocar vários instrumentos, inclusive a harpa, que tocou com frequência em filmes. Aliás o apelido Harpo vem do virtuosismo com que tocava aquele instrumento. Chico foi um excelente e histriónico pianista enquanto Groucho tocava violão. Começaram no vaudeville e a estreia de Groucho como cantor, aconteceu em 1905. Em 1907 ele e Gummo já cantavam juntos com Mabel O'Donnell no trio The Three Nightingales. No ano seguinte Harpo tornou-se o quarto Nightingale (rouxinol em português).
Mais tarde, devido a um incidente durante um espectáculo, consideraram a possibilidade de investir no potencial cómico da trupe. Progressivamente, as actuações passaram do canto com comédia incidental aos sketches cuja acção decorria numa sala de aula, onde Groucho era o professor enquanto os outros irmãos eram os alunos. Gummo lutaria na Primeira Guerra Mundial sendo substituído por Zeppo, desde os últimos anos do vaudeville até à Broadway e depois nos filmes na Paramount.
Nesta época, os irmãos, The Four Marx Brothers, começaram a cimentar o seu peculiar tipo de comédia e a desenvolver os seus personagens. Groucho começou a usar o bigode pintado; Harpo, a usar buzinas de bicicleta e a nunca falar (Harpo não era mudo) e Chico, a falar com um falso sotaque italiano.
Nos anos 20 os Irmãos Marx tornaram-se um dos grupos teatrais de sucesso nos Estados Unidos. Com o seu aguçado e bizarro senso de humor, satirizaram instituições como a alta sociedade e a hipocrisia humana. Sob a gerência de Chico e a direção criativa de Groucho, o vaudeville dos irmãos tornou-os famosos também na Broadway.
Os espetáculos dos Irmãos Marx tornaram-se populares quando Hollywood fez a mudança do cinema mudo para o cinema falado. Os irmãos começaram uma nova fase na sua carreira: a dos filmes, na Paramount. Em Horse Feathers (1932), satirizaram o sistema universitário americano. O último filme na Paramount, Duck Soup (1933), dirigido por Leo McCarey, é considerado por muitos o melhor. É o único que consta na lista do American Film Institute como um dos filmes do século. Na época o público não foi receptivo à sátira aos ditadores e às guerras. Depois desse filme, Zeppo declarou que não faria mais filmes.
Os restantes três irmãos mudaram-se então para a Metro Goldwyn Mayer (MGM). Seguindo a sugestão do produtor Irving Thalberg, decidiram alterar a fórmula dos filmes subsequentes. Assim, a comédia misturar-se-ia com o romantismo e com números musicais não-cómicos. Apenas os cinco primeiros filmes são considerados geniais. O primeiro filme que os Irmãos fizeram com Thalberg, foi A Night at the Opera (1935), que fez muito sucesso, seguido por A Day at the Races (1937). Entretanto, durante um tiroteio em 1936, Thalberg morreria, e sem ele, não haveria ninguém que os protegesse e ajudasse na MGM.
Para enfrentar o problema das dívidas de jogo de Chico, os Irmãos Marx ainda fizeram mais alguns filmes, até 1959.
Chico e Harpo fizeram, às vezes juntos, algumas aparições teatrais e Groucho começou uma carreira de apresentador, (entre 1947 e os anos 60), no programa You Bet your Life. Também escreveu livros autobiográficos: Groucho and Me (1959) e Memoirs of a Mangy Lover (1964).
Como poucos de nós tivemos oportunidade de assistir aos filmes dos talentosos Irmãos Marx (Groucho, Harpo, Zeppo e Chico), veja aqui o dueto ao piano dos músicos e comediantes Chico e Harpo, extraido do filme "The big store", de 1941, há quase 70anos! Não perca.

Sem comentários: