domingo, dezembro 05, 2010

Implosão

Implosão é uma técnica de demolição que utiliza explosivos para se destruir uma construção de forma rápida e controlada. É, portanto, uma explosão controlada, pois a quantidade de explosivos utilizada segue estritos procedimentos de engenharia que asseguram um carácter não catastrófico ao evento.
O processo mecânico da implosão é causado pelo uso de explosivos, em pontos calculados da estrutura, a fim de que se criem pontos fracos, que fazem com que ela comece a movimentar-se e a colapsar.
A implosão, para ser realizada, deve seguir normas rígidas de segurança a fim de garantir que o objectivo da demolição seja alcançado sem causar efeitos secundários indesejados: riscos à vida e ao património. É preciso não esquecer que, geralmente, os edifícios que têm que ser implodidos encontram-se inseridos num contexto urbano densamente povoado.
Uma implosão acaba, sempre, por atrair a curiosidade das pessoas, quer seja pelo sucesso ou pelo fracasso da operação. Por isso, seleccionei três videos sobre esta técnica de demolição. Dois mostram operações de sucesso e um mostra um fracasso de engenharia. Ora veja!
Esta é uma inacreditável implosão de uma Torre nos EUA (WTC). Absolutamente perfeita!



Agora um implosão fracassada. Esta ocorreu na China.


Em Portugal, a implosão das torres da Torralta (Tróia) em Setúbal, foi também um verdadeiro sucesso.

Sem comentários: