quinta-feira, dezembro 16, 2010

História Trágica Com Final Feliz

Regina Pessoa (1969) é uma realizadora portuguesa de cinema de animação.
Viveu numa aldeia perto de Coimbra e a ausência de televisão em casa, fez com que dedicasse o seu tempo livre a ler, a ouvir os mais velhos contar histórias e a desenhar, nas paredes e portas de casa da avó, com carvão.
Foi para o Porto estudar artes e licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes daquela cidade, em 1998. Ainda durante a licenciatura frequentou vários ateliers de animação e participou no Espace Projets (Annecy), em 1995, com A Noite (filme que seria concluído em 1999).
Em 1992, começa a trabalhar no Filmógrafo (Estúdio de Cinema de Animação do Porto), onde colaborou como animadora em vários filmes, a partir de Os Salteadores (1993), de Abi Feijó.
A sua mais recente curta metragem de animação é a História Trágica com Final Feliz (2005), que é o filme português mais premiado de sempre. Vale a pena ver este belo trabalho em que o jogo de claro-escuro está fantástico. Além disso, a história mostra-nos que temos de aprender a viver com os nossos defeitos para que verdadeiramente possamos ser livres.
Não perca!

Sem comentários: