sexta-feira, dezembro 31, 2010

Happy New Year

ABBA foi um grupo sueco de música pop. O nome da banda é um acrónimo formado pelas primeiras letras do nome de cada um dos seus integrantes (apesar de ser também uma marca de arenque enlatado que existia, na altura, na Suécia). De 1976 em diante, o primeiro B no logotipo do grupo passou a ser escrito invertido em todos os materiais promocionais com ele relacionados.
O grupo foi formado em 1972 pelos músicos e compositores Björn Ulvaeus e Benny Andersson, e as vocalistas Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad (também chamada Frida). Tornou-se no grupo musical sueco de maior sucesso mundial, dominando os principais tops (superados apenas pelos Beatles) em todo o mundo, entre a segunda metade da década de 1970 e o início dos anos 1980. A banda ficou conhecida não só pelas músicas mas também, pelo visual moderno e divertido dos diferentes componentes.
A banda manteve alguns singles no top do Reino Unido, até o fim de 1979, durante 160 semanas. Em Janeiro de 2010, na abertura do ABBAWorld em Londres, o grupo ABBA foi referido como tendo vendido, aproximadamente, 375 milhões de álbuns no mundo inteiro, pela Polar Music e pela Universal Records. De referir, também o filme, "Mamma Mia", que é um musical de enorme sucesso, realizado com músicas deste grupo!
Os ABBA tornaram-se a banda pop que mais discos vendeu na indústria fonográfica. Mesmo estando inativos desde 1983, vendem mais de 3 milhões de discos por ano!
"Happy New Year" é uma popular canção (do álbum Super Trouper) dos ABBA, datada de 1980.
Com votos de um Feliz Ano Novo, fique com um vídeo dos ABBA, mostrado na Suécia à meia noite de muitos Finais de Ano. Happy New Year!

Sem comentários: