domingo, dezembro 26, 2010

As Boas Festas com Bethânia

Boas Festas, é uma música do brasileiro Assis Valente que tem sido cantada e recantada em todos os natais do país irmão, desde 1933. Desta vez, a interpretação que lhe proponho é a de Maria Bethânia, cuja faixa está presente no CD "Natal Bem Brasileiro", lançado em Novembro de 2008. Neste disco também participam Elba Ramalho, Flavio Venturini, Jane Duboc, Zezé Motta, Marcos Sacramento, Maria Alcina, Dominguinhos, Célia, Miúcha, Leila Pinheiro, Francis Hime, Olívia Hime e o poeta Vinicius de Moraes, com acompanhamento de Toquinho. O CD traz também outra composição de Assis Valente, Recadinho de Papai Noel, originalmente gravada em 1934, por Carmen Miranda.
Assis Valente é um dos mais notáveis compositores brasileiros. Em 2008, foram relembrados os 50 anos da sua morte (por suícidio). Assis, nasceu na Baía e teve uma infância conturbada. Foi separado dos pais muito cedo. Trabalhou como farmacêutico, fez cursos de desenho no Liceu de Artes e Ofícios e profissionalizou-se como especialista em prótese dentária. Foi para o Rio de Janeiro em 1927, e empregou-se como protético. No início dos anos 30 começou a compor sambas. O primeiro, "Tem Francesa no Morro", tornou-se sucesso na voz de Araci Cortes em 1932.
Mais tarde conheceu Carmen Miranda e passou a compor sambas especialmente para ela. É o caso de "Good Bye, Boy" e "Etc". Carmen foi a maior intérprete e divulgadora dos sambas de Assis Valente. "Minha Embaixada Chegou", "Uva de Caminhão", "Camisa Listrada", "E o Mundo Não Se Acabou" e "Recenseamento" foram algumas das composições de Assis Valente eternizadas pela Pequena Notável. A música mais famosa do compositor foi, no entanto, rejeitada por ela . "Brasil Pandeiro" acabou por ser gravada pelos Anjos do Inferno em 1940, com grande êxito.
A vida pessoal de Assis Valente foi muito tumultuosa. Em 1941 tentou o suicídio pela primeira vez, atirando-se do alto do Corcovado. Mas, mesmo uma carreira bem-sucedida como compositor, não foi suficiente para o manter vivo.
Muitos artistas regravaram a obra de Assis Valente, como Nara Leão, Maria Bethânia, Caetano, Chico Buarque, Wanderléa, Célia, Gal Costa e Adriana Calcanhoto, entre outros.
Nada melhor do que nesta quadra recordar, as Boas Festas de Assis Valente, na voz de uma das grandes divas da música brasileira: Maria Bethânia.


Anoiteceu, o Sino Gemeu
A Gente Ficou Feliz a Rezar
Papai Noel Vê Se Você Tem
A Felicidade Pra Você Me Dar

Eu Pensei Que Todo Mundo
Fosse Filho De Papai Noel
Bem Assim Felicidade
Eu Pensei Que Fosse Uma
Brincadeira De Papel

Já Faz Tempo Que Pedi
Mas o Meu Papai Noel Não Vem
Com Certeza Já Morreu
Ou Então Felicidade
É Brinquedo Que Não Tem

Sem comentários: