terça-feira, novembro 16, 2010

Vou Deixar

Skank é uma banda brasileira (Belo Horizonte, 1991) de pop rock formada por Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferreti (bateria).
Alguns elementos da banda começaram a tocar reggae, em 1983. Em 1991, o grupo mudou de nome, de Pouso Alto para Skank, inspirado na música de Bob Marley, "Easy skanking".
A proposta musical inicial, era uma adaptação da música jamaicana aos ritmos brasileiros. Era uma espécie de reggae electrónico.
O primeiro álbum da banda foi gravado de forma independente e lançado em 1992.
O segundo foi "Calango" em 1994. Nele, se destacam as canções "É Proibido Fumar", "Te Ver", "Pacato Cidadão", "Esmola" e "Jackie Tequila".
"Garota Nacional" foi o principal single de "O Samba Poconé", álbum de 1996. O disco teve a participação do francês Manu Chao em três canções - "Sem Terra", "Los Pretos" e "Zé Trindade".
A Sony Music, em 1997, lançou a compilação "Soundtrack For a Century" para comemorar o seu centenário, adicionando "Garota Nacional", a única canção em língua portuguesa.
Em "Siderado", o grupo mostra uma aproximação ao rock and roll. As canções "Resposta", "Mandrake", "Os Cubanos" e "Saideira" tornaram-se hits.
"Maquinarama", foi lançado em 2000. Os principais singles deste disco foram "Três Lados", "Balada do Amor Inabalável" e "Canção Noturna".
"Cosmotron", foi lançado em 2003. "Dois Rios", "Vou Deixar" e "Amores Imperfeitos" foram as faixas que se destacaram. "Radiola", a primeira compilação do Skank, foi lançada em 2004. Em 2006, a banda iniciou em Belo Horizonte, as gravações do seu nono álbum, "Carrossel". O álbum incluiu canções que se destacaram como hits: "Uma Canção É Pra Isso", "Mil Acasos" e "Seus Passos".
Em 2008, o grupo grava "Beleza Pura", de Caetano Veloso, para a abertura da novela com o mesmo nome.
Também em 2008, o grupo entra em estúdio para a gravação de um novo álbum de inéditos: "Estandarte". As músicas "Ainda Gosto Dela", "Noites de um Verão Qualquer", "Pára-Raio" e "Sutilmente" foram incluídas em novelas da Globo. A crítica gostou do álbum e a revista Rolling Stone considerou-o um dos 25 melhores cds nacionais lançados em 2008. Considerou, também, a música "Chão", uma das 25 melhores canções.
Proponho-lhe que ouça, agora, este grupo em "Vou Deixar". Se quiser ouvir mais dos Skank, clique aqui, ou nas restantes hiperligações. Apreciará, não só as músicas, mas também os belíssimos vídeoclipes.

Sem comentários: