segunda-feira, novembro 15, 2010

Vamos até Monsanto

Monsanto (ou Monsanto da Beira) é uma freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova. Tem 131,76 km² de área e cerca 1 160 habitantes (dados de 2001) o que perfaz uma densidadepopulacional de 8,8 hab/km².
Foi sede de concelho entre 1174 e o início do século XIX. Este conselho era constituído pelas freguesias da sede, Aldeia de João Pires, Aldeia do Salvador e Toulões. Tinha, em 1801, cerca de 2 139 habitantes.
A aldeia de Monsanto da Beira é uma imponente povoação esculpida no granito agreste de uma elevação de pedra que domina toda a planície circundante.
A óptima localização geográfica do lugar, tornou -o num refúgio privilegiado desde os tempos mais remotos, pelo que será legítimo afirmar que Monsanto tenha sido um castro pré-Romano.
Durante séculos, Monsanto foi sendo minuciosamente esculpida num vasto cabeço rochoso. O génio humano temperado com a devida tenacidade foi dando forma a altares, sepulturas e casas. O que resultou num todo arquitectónico harmonioso e coerente a que não se pode ficar indiferente.
Vale a pena vaguear pelas ruelas sinuosas, descobrir os recantos solarengos e debruçar o olhar pela majestosa paisagem. Estes motivos são mais do que suficientes para o visitante se perder na descoberta da terra e da sua população.
Para além do próprio conjunto urbano e do castelo, Monsanto contém ainda variados elementos patrimoniais merecedores de visita atenta, como pode ver na apresentação que seleccionei para hoje.
Vencedora do concurso da Aldeia mais Portuguesa de Portugal (com o Galo de Prata), realizado durante a época do Estado Novo, Monsanto é, ainda hoje, uma das aldeias beirãs mais bem conservadas fazendo parte do roteiro turístico das aldeias históricas de Portugal.

1 comentário:

Sandman disse...

Boa noite. Tenho a fotografia como hobby, e do nosso bonito Portugal, gostava de visitar tudo o que são aldeias antigas. Por causa destas fotos da Aldei de Monsanto, já ficou registado como visita a efectuar. Uma aldeia lindissima, com muito potencial para fotos, como já se viu.

Cumprimentos.