domingo, novembro 21, 2010

Uma iIlha florida

A ilha das Flores situa-se no Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores. É a maior das ilhas que compõem aquele grupo. Ocupa uma área de 141,7 km², na sua maior parte constituída por terreno montanhoso, caracterizado por grandes ravinas e gigantescas falésias. O ponto mais alto da ilha é o Morro Alto, com 914 m de altitude. A população residente é de 3 995 habitantes (2001), repartindo-se pelos concelhos de Santa Cruz e Lajes das Flores.
É frequentemente considerada como o ponto mais ocidental da Europa (fora do continente europeu) e uma das mais belas do arquipélago. Cobre-se de milhares de hortênsias de cor azul, que dividem os campos ao longo das estradas, nas margens das ribeiras e lagoas.
A ilha das Flores foi incluída, em 2009, na lista da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. Juntou-se, assim, à ilha Graciosa e à ilha do Corvo que também já incluíam aquela lista. Este facto é relevante para a protecção e valorização do ambiente nos Açores.
A UNESCO salienta que esta reserva inclui toda a ilha porque a mesma apresenta aspectos de uma natureza bem conservada. Ali existe em grande abundância uma floresta característica das florestas de Laurisilva, típicas da Macaronésia, e aspectos paisagísticos, geológicos, marinhos, ambientais e culturais de grande importância. O documento da UNESCO refere, ainda, as particularidades de excepcional interesse do novo sítio classificado, nomeadamente a existência de “altas escarpas que dominam a maior parte da linha da costa, que é ponteada por pequenos ilhéus”.

1 comentário:

Paulo Henriques disse...

Boa noite,

É sempre bom ver o interesse pela minha ilha, mas atenção que há aqui imagens que não são da Ilha das Flores.